Início » Festival de Férias 2023 inicia com programação no Cineteatro Guarany e no Palácio Rio Negro, nesta quinta-feira
cultura

Festival de Férias 2023 inicia com programação no Cineteatro Guarany e no Palácio Rio Negro, nesta quinta-feira

O cineteatro tem capacidade para 94 lugares e o acesso é por ordem de chegada. 

Nesta sexta edição, o festival firmou parcerias com entidades e grupos para promover oficinas e passeios no Amazonbus

O Festival de Férias 2023, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inicia nesta quinta-feira (06/07) com uma programação diversificada para as crianças, de 3 a 12 anos, aproveitarem o recesso escolar. Teatro infantil, passeios pelo centro histórico de Manaus e espaços culturais, além de oficinas de artes, dança e socioeducativas estão na programação desta sexta edição do festival. Toda a participação é gratuita.  

Nesta quinta, sexta e sábado (06, 07 e 08/07), acontece o Circuito de Teatro Infantil, das 15h às 17h, começando no Cineteatro Guarany com apresentações teatrais, em seguida, nos jardins do Centro Cultural Palácio Rio Negro, onde serão promovidas atividades recreativas. Ambos os espaços culturais estão localizados na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus. O cineteatro tem capacidade para 94 lugares e o acesso é por ordem de chegada. 

De acordo com o gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes, o festival chega à sua sexta edição neste ano, com a proposta de oferecer atividades educativas e culturais às crianças e aos responsáveis. 

“O festival permite que o público infantil e suas famílias possam conhecer melhor nossos equipamentos culturais, fazer a visita histórica, conhecendo e valorizando a educação patrimonial, mas também ter o seu momento de lazer, brincadeiras e ter a possibilidade de assistir apresentações artísticas”, disse. 

O Festival de Férias segue com programação até o dia 29 de julho, sendo que algumas atividades, embora gratuitas, necessitam de inscrição no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), sendo duas vagas por CPF.  

Próximas atividades

Data: 12 de julho, das 8h30 às 12h

Passeio pelo Centro Histórico e Espaços Educativos, com apoio do Amazonbus. O roteiro inclui o Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Estação Fonte do Saber, na sede da Águas de Manaus, ambos no Aleixo. Saída e retorno da avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Teatro Amazonas. Necessário a presença do responsável da criança no passeio. Serão 65 vagas com abertura das inscrições no dia 10 de julho, das 9h às 12h, no portal. 

Data: 15 de julho, das 14h às 18h

Festival de Férias na Cidade da Criança

No Parque Cidade da Criança, no Aleixo, o público infantil irá prestigiar a peça “Lá vem o teatro”, do Barquinho Infância, e participar de atividades recreativas. A programação também inclui oficinas de construção de foguetes com garrafas PET e de reciclagem. Abertura das inscrições para oficinas será no dia 12 de julho, das 9h às 12h, no portal.

Data: 19 de julho, das 13h30 às 17h.

Passeio pelo Centro Histórico e Espaços Educativos, com apoio do Amazonbus. O roteiro inclui o Bosque da Ciência no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Estação Fonte do Saber, na sede da Águas de Manaus, ambos no Aleixo. Saída e retorno da avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Teatro Amazonas. Necessário a presença do responsável da criança no passeio. Serão 65 vagas com abertura das inscrições no dia 17 de julho, das 9h às 12h, no portal. 

Data: 22 de julho, das 15h às 18h

Diversão e Arte na Galeria do Largo. A programação conta com bate papo com quadrinistas, visita à exposição e atividades recreativas no Largo de São Sebastião, no Centro. Aberto ao público.  

Data: 29 de julho, das 9h às 12h

Diversão e Arte dos Povos, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na avenida Silves, Crespo. Espetáculo teatral, apresentação de capoeira, além de oficinas de Hip Hop para iniciantes; de Arte e Inclusão, voltado para artistas visuais e estudantes de artes e, de Teatro Lambe-Lambe. Serão 30 vagas para cada oficina, com inscrições abertas no dia 26 de julho, das 9h às 12h, no portal.