Início » Projetos Formativos 2023 da educação municipal são apresentados pela Prefeitura de Manaus
Educação Manaus

Projetos Formativos 2023 da educação municipal são apresentados pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quinta-feira, 23/2, os Projetos Formativos 2023, desenvolvidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quinta-feira, 23/2, os Projetos Formativos 2023, desenvolvidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul e faz parte das ações do programa “Educa + Manaus”. 

O encontro teve objetivo de socializar as propostas formativas das diversas equipes, que compõem a divisão para 2023, especialmente ao projeto de formação geral integrado, visando as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Na ocasião, o subsecretário municipal de Gestão Educacional, professor Júnior Mar, explicou aos participantes sobre as fases e atuação do “Educa + Manaus”, que tem o intuito de preparar os estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Saeb, no último trimestre deste ano.

“O ‘Educa + Manaus’ é um produto da gestão do prefeito David Almeida, resultado de muitas reuniões, escutas, idas às escolas com resultados de êxito. Pensamos em um produto que possamos tocar em rede, como é a Semed. A turma da DDPM está completamente integrada neste trabalho”, ressaltou o subsecretário. 

De acordo com a chefe da DDPM, Inêz Alcântara, os educadores vão ter bastante dedicação ao programa, a fim de potencializar a educação municipal. 

“A melhor ação para 2023 é a nossa participação no programa ‘Educa+Manaus’, sendo que as nossas formações estão voltadas para este programa. Tanto em relação à formação Saeb, quanto em relação aos programas propriamente existentes. Outra ação positiva é a integração da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) com a Gerência de Formação Continuada (GFC)”, ressaltou a chefe.

A gerente da Formação Continuada, Sônia Cláudia, compartilhou como a Divisão irá auxiliar em relação ao programa.  “Dentro do ‘Educa + Manaus’,  a DDPM tem duas ações, uma é a formação oferecida em oito módulos formativos ao longo do ano para professores de 5° e 9° ano, tanto na zona urbana quanto na rural. Temos também as orientações formativas, que serão dadas nos dias de simulados, quando os professores recebem instruções para as próximas sequências didáticas realizadas em rede”, declarou.

Entre os demais conteúdos abordados, destaque para o planejamento das formações voltadas ao Saeb, Programa Alfabetiza Manaus, Programa Tutoria Educacional, Programa Ampliando Horizontes e Programa Qualifica e Procurumim.