Início » FCecon destaca papel do Corpo de Bombeiros na assistência ao paciente
Amazonas

FCecon destaca papel do Corpo de Bombeiros na assistência ao paciente

FOTOS: Luís Mansueto/FCecon e Ludmila Dias/FCecon

Hospital conta com sete profissionais, que atuam nas áreas de ortopedia oncológica, patologia,  oncologia clínica, medicina clínica, enfermagem e farmácia

A atuação de profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) tem ajudado a salvar vidas de pacientes em tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). No Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no domingo (02/07), o hospital destaca o papel dos bombeiros na assistência aos pacientes.

A FCecon conta com sete profissionais do CBMAM, que atuam nas áreas de ortopedia oncológica, patologia, oncologia clínica, medicina clínica, enfermagem e farmácia. Eles foram cedidos por meio de um convênio firmado em janeiro de 2022, com a duração de um ano, podendo ser renovado após o término.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o convênio com o Corpo de Bombeiros permitiu avançar em áreas nas quais o Amazonas dispõe de poucos profissionais. Ele cita, por exemplo, a cirurgia ortopédica, a farmácia e a clínica oncológicas. “Também avançamos com a chegada de enfermeiros que atuam no projeto Navegação em Enfermagem, que contribuem com a diminuição do tempo de espera dos pacientes no serviço de Mastologia”, comemora.

Gratidão

Farmacêutica, e com mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal do Acre (UFA), Jussara Alice Beleza Macêdo conta que tem sido gratificante o trabalho realizado na FCecon. “O hospital é referência no serviço oncológico, no ensino e na pesquisa em oncologia na região Norte. Trabalhar aqui é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, frisa. 

Atuação

Bombeiro Militar desde 2022 e atuando no serviço de Farmácia desde janeiro de 2023, Macêdo diz que a missão do bombeiro militar é “vidas alheias salvar”, o qual é realizado de forma indireta por meio da assistência e do cuidado farmacêutico prestado no contexto do trabalho multiprofissional para segurança do paciente.

Segundo ela, as atividades no serviço de Farmácia são focadas na Farmacoterapia Oncológica – Quimioterapia –, onde é feito o acompanhamento das prescrições médicas de quimioterapia. Ela explica que é preciso que os protocolos de tratamento estejam em conformidade, nas doses e intervalos preconizados, seguindo as diretrizes e práticas de segurança e qualidade, evitando principalmente os erros de medicação.

“Na área da saúde e, principalmente, no trabalho Hospitalar e na Oncologia, o primeiro ensinamento é a valorização da saúde e a da vida, além de ser uma lição de força e coragem. Os pacientes nos mostram força e alegria, apesar da doença e dos dias em tratamento, fazendo-nos refletir e, assim, ajudá-los para que tenham sucesso no tratamento e no restabelecimento da saúde”, ressalta.

Aprendizado

Para o médico ortopedista oncológico, Ubiratã Gomes Loureiro de Oliveira, o trabalho na FCecon tem lhe ensinado fé em Deus, humildade em entender o sofrimento do outro e resiliência com o processo. “Tenho orgulho de vestir a farda do Corpo de Bombeiros, estamos bem integrados à equipe do hospital e juntos realizamos um ótimo serviço à população”, salienta.

O lema dos bombeiros diz muito sobre esse papel, conforme Oliveira, com o apoio à FCecon com subespecialistas em Oncologia, auxílio no tratamento e, consequentemente, ajudando a salvar vidas. Ele conta que trabalha no hospital desde 2014, após retorno para Manaus, devido a sua subespecialização.

Com informações da assessoria.