Início » Lira faz “reprimenda pública” contra Nikolas Ferreira
Destaque Política

Lira faz “reprimenda pública” contra Nikolas Ferreira

Presidente da Câmara dos Deputados disse que não admitirá desrespeito contra ninguém, no plenário

O parlamentar mineiro fez discurso preconceituoso e transfóbico no plenário da Câmara, em pleno Dia Internacional da Mulher

Contra o “exibicionismo e discurso preconceituoso”, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou em suas redes sociais uma “reprimenda pública” contra a o discurso transfóbico que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez na tribuna da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (8).

Em pleno Dia Internacional da Mulher, o deputado mineiro vestiu uma peruca durante discurso e falou que se sentia uma mulher transsexual e, por isso, teria “lugar de fala”.

Na publicação em seu twitter, Lira disse “O Plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos. Não admitirei o desrespeito contra ninguém. O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje”.

O presidente da Câmara dos Deputados também declarou sua solidariedade a todos e todas que se sentiram ofendidos com a atitude do deputado Nikolas Ferreira. Com uma peruca amarela, ele disse em seu discurso: “Hoje, o Dia internacional das mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole”.

Ainda em seu discurso, o deputado do PL, depois que tirou a peruca e disse que as mulheres não deviam nada ao feminismo. “Retomem sua feminilidade, tenham filhos, amem a maternidade e formem sua família. Dessa forma vocês colocarão luz no mundo e serão valorosas”

Quebra de decoro

A deputada Tábata Amaral (PSB-SP) anunciou na tarde da quarta (8) que está “entrando com pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira”, por quebra de decoro parlamentar em razão do discurso transfóbico.

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estabeleça punição aos atos de desrespeito. “Passou da hora de agir, o deboche e o ultraje ocupam o plenário”, diz o tweet. A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) defende que o caso seja levado ao Conselho de Ética da Câmara. “Repugnante, nojento. O discurso do deputado Nikolas Ferreira reforça a violência contra as mulheres trans no Brasil. Ao falar isso na tribuna, ele está ignorando uma parcela da população que vive em um país que, há 13 anos, lidera o ranking da lista de países que mais mata pessoas trans e travestis no mundo”, disse.

Com informações da CNN Brasil