Início » Adoecimento emocional impacta empresas a cada dia
Notícias Corporativas

Adoecimento emocional impacta empresas a cada dia

Hoje em dia, é possível evitar o adoecimento emocional nas empresas por meio da avaliação psicológica

No ambiente de trabalho, a saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma preocupação cada vez mais recorrente. Dados recentes revelam que o estresse e outras enfermidades emocionais estão se tornando uma realidade comum no ambiente corporativo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ISMA-BR, aproximadamente 70% da população ativa no Brasil enfrenta níveis elevados de estresse relacionados ao trabalho.

Além disso, os dados apontam que o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, atingindo cerca de 18,6 milhões de brasileiros. Isso sem falar da depressão, que afeta mais de 12 milhões de pessoas no país.

As pesquisas apontam que o estresse ocupacional é um dos principais fatores que contribuem para o adoecimento mental dos trabalhadores. O excesso de demandas, prazos apertados, pressão por resultados, ambiente de trabalho com condições inadequadas e falta de suporte emocional são alguns dos elementos que podem desencadear problemas de saúde mental.

Diante desse contexto, é imprescindível que as empresas estejam atentas e adotem medidas para cuidar da saúde mental de seus colaboradores, evitando problemas como turnover, absenteísmo e até mesmo burnout. Uma abordagem eficaz é compreender o comportamento humano e realizar avaliações psicológicas que permitam identificar potenciais problemas e promover a prevenção do adoecimento mental.

MAPA Avaliações no contexto de prevenção da saúde emocional

“A MAPA Avaliações oferece uma compreensão do comportamento humano e a avaliação de pessoas, que abrange desde a alta liderança aos cargos operacionais e administrativos. Tudo isso por meio de ciência e dados. A MAPA é uma empresa de Human Data Science. Somos uma empresa de ciências humanas geradora de dados qualificados e estudos específicos sobre o ser humano no universo corporativo. Basicamente, a nossa premissa é entender o ser humano no contexto de trabalho”, enfatiza o CEO da MAPA, Luciano de Paula. 

De acordo com o CEO, o teste de personalidade MAPA é fundamentado em sólidas bases científicas e estudos especializados. Seu principal objetivo é fornecer informações para a gestão de pessoas, permitindo que as empresas entendam melhor as características individuais de seus colaboradores, como traços de personalidade, competências e comportamentos.

De forma a evitar o adoecimento mental, prevenindo a ocorrência de doenças ocupacionais, por exemplo, “é crucial que as empresas tenham acesso a uma visão mais clara e detalhada dos colaboradores, o que auxilia na identificação de sinais de alerta e no desenvolvimento de estratégias personalizadas de suporte, treinamento e desenvolvimento profissional”, pontua Luciano. Essa abordagem preventiva é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e estimular o bem-estar dos colaboradores.

“O Teste de Personalidade da MAPA Avaliações, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, não apenas auxilia na identificação de problemas, mas também permite que as empresas atuem preventivamente nas ações de saúde mental e prevenção de acidente das equipes. Compreender as características individuais dos colaboradores facilita a alocação adequada de talentos, promove um clima organizacional positivo e estimula o crescimento individual e organizacional”, destaca.

É importante ressaltar que a saúde mental no ambiente de trabalho deve ser tratada com seriedade e responsabilidade. Nesse sentido, investir em mecanismos de identificação e prevenção de problemas é essencial para garantir um ambiente saudável e produtivo.