Início » PL de Ivo Neto estabelece critérios para impedir evasão escolar
Política

PL de Ivo Neto estabelece critérios para impedir evasão escolar

Organizações sociais que atendem crianças e adolescentes devem exigir frequência escolar semestral

Na manhã desta segunda-feira (26/06), começou a tramitar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei (PL) 284/2023 de autoria do vereador Ivo Neto (Patriota), que obriga as organizações que atendem crianças e adolescentes a exigir declaração de frequência escolar semestral dos seus atendidos, com o fim de evitar a evasão escolar.


Um estudo realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica  (Ipec) revelou que, em 2022, mais de 2 milhões de meninos e meninas, com idades de 11 a 19 anos, deixaram a escola sem terminar a educação básica no Brasil. O levantamento ainda mostrou que a evasão escolar afeta principalmente os mais vulneráveis. Afinal, na classe AB, o percentual de evasão é 4%, enquanto, na classe DE, chega a 17% – ou seja, é quatro vezes maior. No Amazonas, mais de 105 mil crianças e adolescentes estão fora da escola, segundo dados divulgados pelo Movimento Todos Pela Educação (TPE).

“Muitos são os motivos que levam o aluno a deixar de estudar, a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, dentre outras causas. Precisamos colaborar para diminuir os dados de evasão escolar” destaca Ivo Neto.