Atividade foi realizado na EETI Djalma Batista e contou com a participação de mais de 40 alunos envolvidos na etapa local da feira
Dezesseis escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2) participaram, nesta segunda-feira (26/06), da etapa local da 3ª Feira Amazonense de Matemática. A iniciativa é voltada para estudantes e professores da Educação Básica, do 4° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, bem como de discentes do Ensino Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Realizada desde 2018, a Feira é uma ação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. O tema desta edição é “Matemática e Sustentabilidade”.
A professora Sthephany Flores, leciona matemática na EETI Jacimar da Silva Gama e destacou que, com o Novo Ensino Médio, as metodologias ativas facilitam o ensino da matemática. Ela afirmou que atividades como esta contribuem diretamente para um melhor entendimento da disciplina.
“Eventos como este facilitam a aprendizagem dos alunos que têm dificuldade, ou, que até mesmo, têm algum tipo de preconceito com as Ciências Exatas. Por isso, é preciso desmistificar essa construção”, afirmou a docente.
O estudante Roberto Magno, de 17 anos, que integra o projeto sobre Etnomatemática, contou sobre a experiência de ter participado de algo inédito em sua vida escolar. A etnomatemática surgiu na década de 70 com o intuito de compreender que a matemática se faz presente na cultura de todos os povos e surge da habilidade de responder às necessidades de sobrevivência por meio da solução de problemas e de atividades do dia a dia.
“A etnomatemática é um método de pesquisa, presente não só na escola, mas também no nosso dia-a-dia, por isso, me aprofundei bastante no assunto e me surpreendi com o método de ensino”, destacou Roberto.
Inclusão
A professora Meiryalva Zacarias, da EE Mestre Otílio, tem aulas voltadas a estudantes neurodivergentes e explicou a importância de estabelecer uma relação prática entre o ensino da matemática e a compreensão dos alunos.
“Ao trabalharmos com alunos com deficiência, enfatizamos a necessidade de produzir atividades práticas que auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos. Um desses exemplos é a tabuada lúdica que tornou-se uma atividade prazerosa para os alunos”, finalizou a professora.
3ª Feira Amazonense de Matemática
A Feira de Matemática é um evento acadêmico, científico e cultural, em que ocorre uma troca de experiências e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática, além de focar na socialização dos alunos e no desejo de despertar um maior interesse na aprendizagem da matemática, integrando novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem.
A 3ª Feira Amazonense de Matemática é um processo educativo promovido pela Ufam, por meio do Departamento de Matemática, e conta com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Ifam e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também são apoiadoras do projeto.
O projeto constitui uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas e conta ainda com financiamento do CNPq.
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