Início »  Idam leva conhecimentos e técnicas em Dia de Campo da Pecuária Sustentável 
Economia

 Idam leva conhecimentos e técnicas em Dia de Campo da Pecuária Sustentável 

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam

Comunidade Serra do Sol, no município de Presidente Figueiredo, sediou o evento 

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com o apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), realizou na sexta-feira (23/06), o Dia de Campo da Pecuária Sustentável na Fazenda Boa Esperança, localizada no km 165 da BR-174, ramal Pedra Pirâmide, comunidade Serra do Sol.

O evento teve como objetivo apresentar aos participantes a Unidade Demonstrativa de Pastejo Rotacionado, localizada na propriedade, com ocupação de um rebanho de corte. Boas práticas de manejo para aumento da produtividade e redução da área explorada para criação de gado no estado do Amazonas também foram demonstradas.

Todos os métodos são adequados com as características peculiares à região amazônica, para garantia do crescimento, reprodução e produção, seja de bovinos ou bubalinos para leite ou carne, o projeto prioritário da pecuária contempla 21 municípios, entre eles Presidente Figueiredo.

Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, a ação realizada na zona rural do município vai garantir conhecimento e mais oportunidades sustentáveis para os participantes.

“A metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que é apresentada no Dia de Campo, leva conhecimento, agrega na produção, e abre um leque de oportunidades sustentáveis. Inclusive, o ajuste de rotacionamento de pasto mostra que a possibilidade de produzir mais mesmo sendo uma área menor”, pontuou.

A Secretaria de Produção, Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquicultura e Pesqueiro (Semada), de Presidente Figueiredo, Maria Inês Sampaio de Sousa, esteve no Dia de Campo representando a prefeita Patrícia Lopes e ressaltou que a parceria com o Governo ajuda no crescimento dos pecuaristas da região.

“O nosso município vem crescendo na pecuária, e o Governo, por meio do Idam, trouxe para nós a Unidade Demonstrativa (UD) da pecuária, onde será possível realizar estudos e transferir mais conhecimentos aos pecuaristas”, pontuou.

Dono da propriedade que recebeu a unidade demonstrativa, o pecuarista Edfran “Bigode”, disse estar satisfeito por estar recebendo acadêmicos e técnicos do “vizinhos”. 

Com informações da assessoria.

“Além de receber todos vocês (técnicos do Idam e visitantes inscritos) aqui na propriedade, temos alguns detalhes que mostram que o trabalho é bem feito, como por exemplo 10 animais para um hectare. Então, tenho certeza que a pecuária só tem a crescer aqui no nosso estado.”, pontuou.

Ifam 

O Instituto Federal do Amazonas de Presidente Figueiredo também participou do Dia de Campo da Pecuária Sustentável, com a participação de de agropecuária. O professor Jean Carlos, explicou a importância de estar presente com os futuros zootecnistas e engenheiros agrônomos.

“Os nossos alunos serão os futuros profissionais daqui do estado. Hoje, na visita a esta unidade demonstrativa, eles (os alunos) estão conhecendo algumas tecnologias que irão agregar no conhecimento dos alunos. Por isso a participação de todos hoje, aqui nesta unidade demonstrativa é muito importante para todos os participantes”, pontuou.