Início » Etools traz tecnologias de ponta para indústrias moveleiras
Notícias Corporativas

Etools traz tecnologias de ponta para indústrias moveleiras

Setor de fabricação de móveis ganha mais agilidade em seus processos produtivos com máquinas automatizadas

A Etools  — empresa especializada em importação de equipamentos CNC e laser no Brasil — tem trazido para as indústrias moveleiras e metal mecânica uma série de maquinários de última geração que permitem otimizar operações produtivas através da automação.

De acordo com Elton Alves, fundador da empresa, as indústrias de fabricação de móveis e metal mecânica têm ganhando mais produtividade com as tecnologias de Corte a laser e Centro de Usinagem, que facilitam diversas etapas da produção de móveis planejados e de aços, tornando o processo mais rápido e otimizado, além de evitar desperdícios de material.

Conforme destacado em um Relatório de Acompanhamento Setorial da Unicamp, a indústria de móveis possui uma rica história, tendo suas raízes nos habilidosos carpinteiros e artesãos que inicialmente produziam móveis de forma artesanal. Com a chegada da revolução industrial, houve a incorporação de máquinas e ferramentas, proporcionando economia de tempo e esforço. Esse processo de industrialização possibilitou a padronização e a produção em larga escala, transformando os móveis em produtos industrializados.

Atualmente, os maquinários de última geração têm proporcionado mais competitividade e eficiência para a indústria moveleira e metal mecânica, conforme destaca Elton Alves, fundador da Etools.  “A capacidade de adaptação e customização oferecida por esses maquinários impulsiona a eficiência operacional e abre portas para a criação de produtos mais complexos e inovadores.” — pontua ele.

Não por acaso, as importações de máquinas para fabricação de móveis apresentaram um aumento de 27,7% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados publicados pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

Para Elton Alves, esse aumento nas importações é um claro sinal da crescente demanda por tecnologia de ponta na indústria moveleira. A busca por maquinários avançados reflete a necessidade das empresas de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. “Na prática, os equipamentos automatizados possibilitam a fabricação de peças com precisão milimétrica, garantindo acabamentos impecáveis e contribuindo para a excelência dos produtos finais.” — destaca o fundador da Etools.

Entretanto, o investimento em tecnologia não se resume apenas à aquisição dos equipamentos. Conforme aponta Elton Alves, “é necessário que as indústrias recebam um suporte técnico e treinamento especializado para garantir que suas equipes estejam plenamente capacitadas para extrair o máximo potencial dessas inovações”.

Elton Alves ainda enfatiza que o objetivo da Etools vai além da venda de maquinários. “Queremos ser parceiros no progresso e na evolução das indústrias brasileiras. Estamos comprometidos em fornecer não apenas equipamentos de alta qualidade, mas soluções que impulsionem o crescimento e a competitividade dos nossos clientes”.

Para mais informações, basta acessar: www.etsi.com.br