Início » Inscrições abertas para alunos da rede estadual ao prêmio “MPT na Escola 2023”
Amazonas Destaque

Inscrições abertas para alunos da rede estadual ao prêmio “MPT na Escola 2023”

Serão selecionados e premiados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes

Alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino poderão realizar inscrição para participar do Prêmio “MPT na Escola 2023”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A premiação envolve três etapas: local, estadual e nacional. Para a etapa estadual, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de agosto. O regulamento completo para inscrições dos alunos do Amazonas pode ser consultado no portal do MPT AM/RR, disponível pelo link https://www.prt11.mpt.mp.br.

A ação consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas que participem do projeto MPT na Escola. O objetivo é levar as temáticas do trabalho infantil, da aprendizagem profissional e da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por meio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação e estudantes em multiplicadores do conhecimento sobre os temas.

A assessora pedagógica da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Suziane Almeida, explicou como funciona a organização e integração de diversos setores e secretarias na organização do projeto. 

“O projeto é do Ministério Público e nós, enquanto Secretaria de Educação, fazemos uma parceria. Ele abrange o estado do Amazonas, o estado de Roraima e a secretaria é responsável por todo o estado, interior e capital. Aqui, na gerência, somos encarregados de comunicar as coordenadorias e estas, por sua vez, repassam o projeto às escolas para participarem. De janeiro até outubro, nós trabalhamos todos os meses nas etapas local, regional e nacional,” explicou Suziane.

Sobre o prêmio

O prêmio “MPT na Escola 2023” integra o “Projeto Resgate à Infância”, que atua nos eixos de educação, aprendizagem e políticas públicas. Além de alertar sobre a necessidade de prevenção e erradicação da exploração do trabalho infantil e juvenil, também busca fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. 

O prêmio é dividido em etapa local, etapa regional/estadual e etapa nacional, abrangendo alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes concorrem em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. 

Os trabalhos estão divididos em três grupos com os seguintes temas: “Trabalho infantil”, para alunos do 4º e 5° anos; “Profissionalização do (a) adolescente/aprendizagem profissional”, para alunos do 6º e 7º anos”; e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, para alunos do 8º e 9º ano.

Calendários 

Os trabalhos que alcançarem o primeiro lugar, em cada categoria na etapa local, poderão ser inscritos, limitadamente, em um trabalho por categoria, pela Secretaria de Educação, na etapa estadual/regional. Os selecionados deverão ser inscritos na etapa estadual até o dia 4 de agosto de 2023.

Aqueles que obtiverem o 1° lugar nos Grupos 1 e 2, em cada categoria na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 08 de setembro de 2023.