Início » Planalto espera que ministra do Turismo deixe cargo nesta semana
Política

Planalto espera que ministra do Turismo deixe cargo nesta semana

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os membros do Palácio do Planalto estão na expectativa de que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, solicite sua saída do cargo como parte de uma transição honrosa, após seis meses à frente do ministério.

Há uma semana, o ministro recebeu uma comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o governo necessita substituir o ministro da pasta, com o intuito de fortalecer a articulação política com o Congresso.

Lula está decidido a formalizar a mudança de ministro na volta da viagem à Europa, nesta semana. No fim de semana passado, o presidente esteve em evento do Minha Casa, Minha Vida, no Pará, do qual também participou o cotado a novo ministro do Turismo, o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).

Os dois conversaram em particular. De acordo com interlocutores, o presidente da República deu sinalizações a Sabino de que a decisão já está tomada.

O gesto acalmou integrantes do partido, incomodados com a demora do anúncio formal. Sabino é próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira, tem apoio de seu partido e lideranças de outras legendas de centro-direita na Casa.

Publicamente, Daniela Carneiro tem dito que não irá pedir demissão. O Planalto negocia compensações com ela e o marido Waguinho Carneiro, pela perda do ministério.

De CNN Brasil.