Início » Preenchimento correto dos sistemas de notificação de saúde é tema de treinamento para municípios do Amazonas
Saúde

Preenchimento correto dos sistemas de notificação de saúde é tema de treinamento para municípios do Amazonas

FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP

Treinamento é realizado até esta sexta-feira (16/06)

Profissionais de saúde de 12 municípios do Amazonas foram treinados, até esta sexta-feira (16/06), para o preenchimento correto dos sistemas de notificação de saúde do Ministério da Saúde. A ação é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM). O treinamento ocorreu no Centro Universitário Fametro, centro-sul de Manaus.

O treinamento é realizado pela equipe do Núcleo de Sistema de Informações (Nusi) da FVS-RCP. O objetivo é que as informações inseridas, pelos municípios, nos sistemas de notificação de saúde sejam de qualidade, isto é, com dados corretos e completos a fim de que seja possível traçar cenários e investigações com base nas informações inseridas.

As orientações técnicas são sobre o preenchimento do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).

Ana Cabrinha, gerente do Nusi, destaca que o treinamento técnico foi pensado após ser identificado que, com a rotatividade de profissionais no interior do Estado, as novas equipes precisam da capacitação para dominar a inserção de dados de maneira qualificada.

“Nós dependemos de informações fidedignas e precisas para a gestão direcionar suas atividades e seus recursos. Então, se os dados não forem preenchidos de forma correta, acaba impactando o nosso trabalho aqui na fundação”, disse a gerente.

Uma das participantes do treinamento é Raimunda Nascimento, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Iranduba, que aponta a necessidade da iniciativa. “Essa capacitação que está ocorrendo hoje é de fundamental importância para que a gente consiga alcançar de forma satisfatória as metas que até mesmo são impostas pelo Ministério da Saúde, por exemplo”, afirmou.

Para a digitadora dos sistemas de Presidente Figueiredo, Elza Carvalho, a partir do treinamento também foi possível haver a troca de experiências entre profissionais de saúde de outros municípios do Estado sobre a inserção de dados nos sistemas de saúde. 

“Estarmos nesse treinamento nos permite qualificar os índices do município e, assim, obtermos um monitoramento melhor de agravos e doenças. A ocasião também permitiu a troca de experiências sobre como os municípios lidam dia a dia com a sua realidade”, disse.

Municípios

Os municípios participantes foram: Iranduba, Manaquiri, Amaturá, Codajás, São Paulo de Olivença, Barcelos, Tapauá, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Autazes e Urucará. Essas cidades compõem uma segunda turma deste treinamento.

No primeiro treinamento, realizado em abril deste ano, os municípios contemplados foram: Alvarães, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Japurá, Itacoatiara, Manacapuru, Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira. A FVS-RCP planeja organizar mais um treinamento para profissionais de saúde de mais outros municípios do estado no segundo semestre.

Sistemas de notificação

Os sistemas de notificação do Ministério da Saúde são instrumentos para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

O Sinan é alimentado pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (obrigatória), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

Já o SIM é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Outro sistema é o Sinasc que tem como objetivo realizar o cadastramento das declarações de Nascidos Vivos (DN) para subsidiar o conhecimento da situação de saúde em relação aos nascimentos ocorridos no país.

Com informações da assessoria.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário