Início » Imprensa Oficial disponibiliza guia para pesquisa no Diário Oficial
Amazonas

Imprensa Oficial disponibiliza guia para pesquisa no Diário Oficial

FOTOS: Weslen Simplicio/IOA

O material foi desenvolvido para auxiliar os usuários no manuseio do site do Diário Oficial Eletrônico (DOE)

Com o objetivo de ajudar a população amazonense na utilização correta do site do Diário Oficial Eletrônico (DOE), a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), por meio do Centro de Documentação e Memória (CDM) da autarquia, lança nesta segunda-feira (12/05) o “Guia para Pesquisa no DOE”.

Disponível para download na plataforma do Diário Oficial (diario.imprensaoficial.am.gov.br), a ferramenta possibilita ao usuário realizar consultas gratuitas no DOE de quatro maneiras diferentes: ‘Pesquisas por edição’; ‘Pesquisa por palavras’; Consulta por ‘Período específico’; e ‘Últimas edições’.

O diretor-presidente da autarquia, João Ribeiro Jr., ressalta que este guia é mais um trabalho promovido para a população, oferecendo mais facilidade no acesso à informação contida nos Diários Oficiais.

“Esse guia que a Imprensa Oficial entrega à população do Estado é um meio de facilitar o manuseio e a pesquisa do Diário Oficial que, desde 2019, é totalmente eletrônico, conforme determinação do governador Wilson Lima. Essa é a Imprensa Oficial, sempre buscando oferecer meios para o conhecimento da história”, disse o diretor-presidente da Imprensa Oficial.

Disponível na rede mundial de computadores, o Diário Oficial é um veículo 100% virtual, totalmente automatizado e com certificação digital, obedecendo a critérios de autenticidade, integridade e validade jurídica. A versão impressa do DOE deixou de circular, definitivamente, em abril de 2021.

CDM: o idealizador do Guia

Desenvolvido para atender aos órgãos do Estado, a iniciativa de expandir a publicação do Guia à população aconteceu devido à procura por esclarecimentos sobre a utilização da plataforma.

A colaboradora e uma das idealizadoras do Guia, Adriana Cavalcante, destaca a motivação que levou ao desenvolvimento do projeto.

“O guia foi pensado para auxiliar os pesquisadores em geral, principalmente aqueles que nós atendemos aqui no CDM. Muitos deles são pessoas que não conhecem o próprio site do Diário Oficial ou não sabem manuseá-lo, ainda que o site seja muito intuitivo, têm dificuldade de realizar pesquisas. Então, o guia foi feito justamente para auxiliar as pessoas e dar uma certa autonomia nas pesquisas”, ressaltou a colaboradora.

O Centro de Documentação e Memória (CDM), responsável pela elaboração do ‘Guia’, oferece serviços de atendimento ao público via e-mail, telefone e também presencial.

Com consultas às edições do Diário Oficial e um vasto acervo de livros de autores regionais e nacionais, os atendimentos no CDM acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 14h.

Com informações da assessoria.