Início » ‘Ser bombeiro mirim me ajuda a progredir nos estudos e esporte’, afirma participante do programa
Educação

‘Ser bombeiro mirim me ajuda a progredir nos estudos e esporte’, afirma participante do programa

FOTO: Divulgação/CBMAM

Aos 12 anos, Emerson Lima conquistou o cinturão em campeonato de jiu-jítsu em Manaus

O compromisso e a disciplina são alguns dos principais pilares do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). É nesse ritmo que o aluno Emerson Lima, 12, tem se destacado cada vez mais nos estudos e no esporte. Ele integra a turma de bombeiros mirins do 1º Pelotão Destacado de Bombeiro Militar (PDBM) de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

No início deste mês de maio, Emerson ganhou o cinturão de um campeonato de jiu-jítsu, após vencer a principal luta da categoria a qual pertence. O menino relata que os conhecimentos teóricos e práticos que tem aprendido, no programa Bombeiro Mirim, foram muito importantes para que conquistasse a vitória.

“No bombeiro mirim tenho aprendido a ser mais disciplinado, focado para conquistar as coisas que quero para minha vida. Isso tem impactado nos meus estudos e no jiu-jítsu. Quando ganhei o cinturão fiquei muito feliz e compartilhei isso com os instrutores, como forma de agradecimento pelos conhecimentos adquiridos, e aos meus colegas para incentivar e a, também, conquistarem o que querem”, disse Emerson Lima.

Bombeiro Mirim

O Proebom é um projeto de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, a corporação contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos.

Durante as aulas os alunos estudam sobre a história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com informações da assessoria.