Início » Prefeitura abre inscrições da 3ª Mostra de Arte Indígena de Manaus
cultura

Prefeitura abre inscrições da 3ª Mostra de Arte Indígena de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lança o chamamento público para os artistas indígenas participarem da 3ª Mostra de Arte Indígena com o tema “Minha História”,  como parte da comemoração do aniversário de Manaus.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressalta que essa é a oportunidade que os artistas indígenas têm para expor seus trabalhos e manter viva a ancestralidade. “É necessário para nossa evolução nos reconectarmos com nossos ancestrais, com nossa história, com a nossa cultura. Esses dias me reuni com vários líderes indígenas e, na pauta, eles pediam oportunidade para expor sua arte e trabalho, pois bem, ela chegou”, disse.

A partir desse chamado, a prefeitura convida os artistas indígenas a apresentarem suas propostas de obras inéditas para a exposição, relativas às artes indígenas em geral, versando sobre a história ancestral, como escultura, pintura, grafismos, fotografia, sprays, cestaria, arte em tecido, alfaiataria, cerâmica, plumagem, marchetaria, trançados diversos, artesanatos variados e tantos outros produtos artísticos e culturais que traduzem a cosmovisão das diferentes etnias.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, é um momento histórico, pois representa a consolidação desse projeto de resgate da memória ancestral da cidade. “É igualmente uma ação que promove nossos artistas indígenas e uma oportunidade para os novos talentos”, pontuou.

O chamamento tem o objetivo de apresentação de propostas de trabalho para a Mostra de Arte Indígena 2023, que será realizada no período de 27 setembro a 27 outubro deste ano, celebrando também a ancestralidade.

As propostas devem ser enviadas com descrição por escrito e imagens para serem avaliadas pela comissão de curadoria, no e-mail: concultura.manaus.am.gov.br, no período de 22/5 a 30/6/2023.