Início » Médicos da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre doenças de pele
Geral

Médicos da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre doenças de pele

Resultado do termo de convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Manaus e a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), os médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram, nesta terça-feira, 9/5, a participação em curso de Dermatose Básica, no auditório da fundação, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

O curso reforça a qualificação de 480 profissionais médicos clínicos e pediatras para a abordagem e o manejo clínico das dermatoses.

Segundo a chefe do Núcleo de Controle de Hanseníase da Semsa, Ingrid Simone Alves dos Santos, o curso tem como palestrantes médicos dermatologistas especialistas em manejo clínico e na orientação técnica para os profissionais da atenção básica.

“A Semsa e FUHAM trabalham em parceria por meio de convênio, em que a rede municipal de saúde cede um número de profissionais para compor a rede da fundação, e uma das contrapartidas é proporcionar cursos de qualificação para os nossos servidores. O objetivo é capacitar ainda mais os médicos para o manejo clínico das dermatoses na rede básica de saúde e no diagnóstico diferencial de doenças, garantindo o fluxo adequado do encaminhamento, quando houver necessidade, para a atenção especializada”, disse Ingrid Santos.

As 480 vagas foram ofertadas para médicos da rede municipal nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, que serão divididos em quatro turmas, com uma carga horária de oito horas. A primeira turma será encerrada nesta quarta-feira, 10/5, e a segunda turma ocorrerá nos dias 5 e 6/6, a terceira, nos dias 26 e 27/6, finalizando com a quarta turma nos dias 29 e 30/6.

O gerente de Ensino da Fundação Alfredo da Matta, Valcimar Silveira, explicou que o curso tem o propósito de capacitar os profissionais sobre as dermatoses que podem ser identificadas e tratadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus, reduzindo assim a demanda por atendimento na atenção especializada em dermatologia.

“A ideia é facilitar o atendimento para o usuário onde ele estiver, com um médico preparado e bem informado para o atendimento das dermatoses básicas. Assim, o que chegar para atendimento com a Fundação Alfredo da Matta, como instituição de referência, seja o que não é possível ser tratado na Atenção Básica”, destacou Valcimar Silveira.

O curso vai abordar temas como as Infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Básica, Câncer cutâneo e diagnósticos diferenciais, Micose Sistêmica, Hanseníase e diagnóstico diferencial, e Diagnóstico de Leishmaniose.

Para o médico Salésio da Cunha Loch, que atua na UBS João Nogueira da Malta, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, a capacitação dos profissionais é essencial no aprimoramento do conhecimento dos médicos e para garantir um melhor atendimento aos pacientes.

“Por mais que a gente tenha conhecimento, não somos especialistas em dermatologia. Então, é muito bem-vindo um curso com colegas que são especialistas. Vai facilitar a captação e diagnóstico de casos de doenças, que, sem essa capacitação, talvez não fosse possível”, afirmou Salésio da Cunha.