Início » Governo do AM realiza ação integrada para apoiar gestão de resíduos sólidos em Apuí
Amazonas

Governo do AM realiza ação integrada para apoiar gestão de resíduos sólidos em Apuí

Sema, Ipaam e Seduc estão no município para orientar sobre destinação de resíduos

O Governo do Amazonas está realizando uma ação integrada, desde a terça-feira (02/05), para orientar catadores, moradores e o poder público de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), acerca da gestão de resíduos sólidos do município. A atividade é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).

“Essa agenda tem o intuito de apoiar o Município na gerência dos seus resíduos sólidos, levando orientações técnicas e educação ambiental para os mais diversos grupos que atuam dentro dessa temática”, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.

A agenda das equipes teve início com uma reunião junto a catadores de materiais recicláveis do município. Na oportunidade, o Estado orientou o grupo a respeito dos marcos legais de resíduos sólidos e prestou esclarecimentos para a formalização dos profissionais como associação ou cooperativa.

Também na terça-feira (02/05), o Estado, representado pelo Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) e pela Assessoria de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos (Asshid) da Sema, realizou uma visita ao lixão do município. Na ocasião, técnicos realizaram o mapeamento da área, que irá compor um relatório, para subsidiar a implementação de um aterro sanitário pelo Município. 

“Esse mapeamento é importante para que a gente possa caracterizar o terreno, saber as dimensões que esse lixão já tomou e quais as soluções necessárias para melhorar a destinação desses resíduos. O município já está em elaboração de estudos para implantação de um aterro e também articula, junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a revisão do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, destacou o coordenador da Asshid, Maycon Castro.

Já nesta quarta-feira (03/05), as equipes do Estado iniciaram uma série de atividades de educação ambiental, que serão realizadas até o dia 8 de maio, para diversos públicos. A ação inclui palestras a escolas e visitas a comunidades, para orientar sobre a temática de resíduos sólidos e, também, sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento ilegal, como parte das ações educativas alusiva a Campanha Floresta faz a diferença.

Toda a agenda tem sido realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Apuí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Paisagens Sustentáveis

Toda a atividade foi apoiada por recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscape – ASL). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada pela Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Instituições de Meio Ambiente Nacionais e Estaduais. O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM).