O Governo do Amazonas está realizando uma ação integrada, desde a terça-feira (02/05), para orientar catadores, moradores e o poder público de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), acerca da gestão de resíduos sólidos do município. A atividade é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).
“Essa agenda tem o intuito de apoiar o Município na gerência dos seus resíduos sólidos, levando orientações técnicas e educação ambiental para os mais diversos grupos que atuam dentro dessa temática”, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.
A agenda das equipes teve início com uma reunião junto a catadores de materiais recicláveis do município. Na oportunidade, o Estado orientou o grupo a respeito dos marcos legais de resíduos sólidos e prestou esclarecimentos para a formalização dos profissionais como associação ou cooperativa.
Também na terça-feira (02/05), o Estado, representado pelo Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) e pela Assessoria de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos (Asshid) da Sema, realizou uma visita ao lixão do município. Na ocasião, técnicos realizaram o mapeamento da área, que irá compor um relatório, para subsidiar a implementação de um aterro sanitário pelo Município.
“Esse mapeamento é importante para que a gente possa caracterizar o terreno, saber as dimensões que esse lixão já tomou e quais as soluções necessárias para melhorar a destinação desses resíduos. O município já está em elaboração de estudos para implantação de um aterro e também articula, junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a revisão do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, destacou o coordenador da Asshid, Maycon Castro.
Já nesta quarta-feira (03/05), as equipes do Estado iniciaram uma série de atividades de educação ambiental, que serão realizadas até o dia 8 de maio, para diversos públicos. A ação inclui palestras a escolas e visitas a comunidades, para orientar sobre a temática de resíduos sólidos e, também, sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento ilegal, como parte das ações educativas alusiva a Campanha Floresta faz a diferença.
Toda a agenda tem sido realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Apuí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Paisagens Sustentáveis
Toda a atividade foi apoiada por recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscape – ASL). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada pela Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Instituições de Meio Ambiente Nacionais e Estaduais. O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM).
Adicionar comentário