Início » SES realiza palestras em parceria com alunos de enfermagem
Destaque

SES realiza palestras em parceria com alunos de enfermagem

Os universitários levaram informações sobre saúde e segurança para pacientes e profissionais de saúde, no SPA  São Raimundo

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou palestras sobre segurança no trabalho e saúde contínua em parceria com alunos de enfermagem em estágio supervisionado, nesta terça-feira (25/04). 

As apresentações abordaram temas relacionados à campanha Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, com ênfase para a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros temas como síndromes gripais e as práticas integrativas e complementares (PICs).

A preceptora do curso de enfermagem, Rosana Balbino, destacou a relevância desses temas para os alunos, pois são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem dos futuros profissionais.

“Ressalto a importância desses temas para os acadêmicos de enfermagem, aliado ao curso de graduação, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação”, disse a preceptora.

Durante as apresentações, os universitários entregaram materiais educativos em alusão ao Abril Verde, campanha instituída para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso dos EPIs. Os estudantes utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir diversas doenças.

As palestras foram realizadas junto a equipe dos postos de observação adultos, pediatria e emergência, e também para pacientes aguardando atendimentos. Aos internados os alunos realizaram informação sobre “Síndromes Gripais “dentro da apresentação sobre saúde continuada, com apoio de cartazes informativos.

Educação nas unidades de saúde

A SES-AM tem como política receber estudantes universitários em suas unidades de saúde, por meio de programas de estágio supervisionado, em parceria com as instituições de ensino. Os alunos são acompanhados por preceptores, profissionais da área de saúde que orientam e acompanham o desenvolvimento dos estudantes.