Nesta terça-feira (25), o governador do Amazonas, Wilson Lima, invejou à Assembleia Legislativa do estado um projeto de reforma administrativa que prevê a criação de três novas secretarias. A proposta inclui a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer.
O objetivo da reforma é tornar a gestão governamental mais eficiente no enfrentamento dos desafios atuais. Para isso, o projeto propõe a redistribuição e absorção de atividades de órgãos e entidades existentes. O governador espera que a proposta seja aprovada em regime de urgência.
De acordo com o texto enviado à Aleam, a Secretaria de Governo deverá ganhar autonomia administrativa, técnica, finalística e financeira, e passará a integrar os órgãos da administração direta do governo estadual. Além disso, a proposta prevê a alteração da vinculação do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para fiscalização, vinculando-o à Secretaria de Governo.
Outras mudanças previstas incluem a reorganização do quadro de cargas de alta direção da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI) e do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM).
*Com informações do Estado Político
Adicionar comentário