Início » Em Humaitá, simpósio sobre agronomia no Vale do Rio Madeira é apoiado pelo Governo do Amazonas
Destaque

Em Humaitá, simpósio sobre agronomia no Vale do Rio Madeira é apoiado pelo Governo do Amazonas

O evento científico recebe fomento da Fapeam, via Programa Parev

Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), começou hoje (24/04) e segue até sexta-feira (28/04), o “I Simpósio de Agronomia no Vale do Rio Madeira”. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As atividades ocorrem no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 002/2022, o Simpósio visa a discussão sobre utilização de alternativas viáveis e tecnologias adequadas para uso, manejo e conservação do solo/planta à realidade ambiental e econômica da Amazônia Ocidental. 

Para o coordenador do evento e doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) Dalton Dias da Silva Júnior, a perspectiva com a primeira edição é agregar os agentes interessados no assunto. “Promover a interação entre a comunidade acadêmica da Ufam com os produtores rurais, a partir da discussão de temas voltados ao ambiente amazônico e a produção agrícola”, afirma.

Com o tema “Agricultura voltada para o crescimento e desenvolvimento social”, o Simpósio é destinado a pesquisadores, docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, produtores rurais, profissionais das Ciências Agrárias, discentes de ensino médio e técnico profissionalizante.

Dalton diz, ainda, que o evento já superou as expectativas, quanto ao número de inscritos. “Seriam apenas 250 vagas, mas agora estamos com 321 inscritos. Nossa capacidade máxima é de 350 pessoas no auditório”, disse o coordenador. 

A programação conta com seis palestras, apresentação dos trabalhos científicos, atividade cultural e mais de vinte minicursos. Para saber mais sobre todas as atividades do Simpósio, acesse o link https://www.even3.com.br/simposiodaagronomia2023/

Programa de apoio

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) é uma ação da Fapeam para apoiar a realização de eventos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. As atividades podem ser regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediadas no Amazonas.