Início » Rondônia vai apresentar seu Centro de Biotecnologia à Alemanha
Amazonas Destaque

Rondônia vai apresentar seu Centro de Biotecnologia à Alemanha

Foto: Divulgação

O Instituto Amazônia +21, em parceria com o Centro de Estudos Rioterra e a Santo Antônio Energia, desenvolveu o projeto do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia (CBCA) de Rondônia, que será apresentado ao mundo a partir da quarta-feira (19), na Feira de Hannover, na Alemanha, o maior evento internacional de tecnologia para a indústria. Realizada entre os dias 17 e 21 de abril de 2023, na cidade de Hannover, na Alemanha, o evento se posiciona como um direcionador de tendências e de rumos para o segmento industrial e de manufatura avançada, com foco em processos mais eficientes e integração. Grandes empresas dos setores mecânico, elétrico, digital e de energia são expositoras da feira e demonstram como desenvolvem tecnologias e inovações para uma indústria mais eficiente, sustentável e inteligente.

O projeto

Segundo o projeto inicial, o CBCA terá ações de conservação, laboratórios de pesquisa, uma biofábrica e um viveiro com capacidade para produzir até dois milhões de mudas por ano.
O Centro será instalado em uma área de cerca de mil hectares nos arredores do reservatório da Hidrelétrica Santo Antônio, entre as comunidades da Vila Betel e Vila Nova de Teotônio. O terreno integra a Área de Preservação Permanente da usina e foi cedido por um período de 25 anos pela Santo Antônio Energia, com fim exclusivo de instalação e operação do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia.

Economia verde

Além dos benefícios ambientais, o Centro busca fomentar uma economia verde na região, o que, na prática, significa estimular o crescimento econômico associado à preservação do meio ambiente. Inicialmente, o CBCA prevê seis linhas de atuação: áreas de regeneração natural assistida, vitrines tecnológicas, marcação de matrizes e coleta de semestres, viveiro, biofábrica e administração e centro de formação.

Com informações do Portal ÚNICO.