Início » Exposição Cosmogonia Inventada traz obras do artista Rafael Mattos em Altamira
Notícias Corporativas

Exposição Cosmogonia Inventada traz obras do artista Rafael Mattos em Altamira

Exposição no Museu Mutuca traz obras de artista mineiro Rafael Mattos que desenvolve séries fotográficas, instalações, esculturas, pinturas e desenhos celebrando a vida e a natureza por meio de suas criações artísticas

Com pinturas, instalações, esculturas, fotografias, arte-objetos, intervenções rurais e desenhos, a Exposição Cosmogonia Inventada traz um apanhado da produção artística dos últimos 13 anos do artista mineiro Rafael Mattos. A mostra apresenta suas criações que buscam pelo ritual, a celebração da vida e da natureza por meio da arte, com diferentes técnicas e linguagens artísticas. Nascido no vale do Rio Doce, no pé do pico do Ibituruna, e criado ao pé da serra de Ouro Branco, Alto do Vale do Paraopeba, na serra do Espinhaço, Rafael Mattos é radicado no vale da Mutuca, em Altamira (Nova União – MG). A Exposição Cosmogonia Inventada pode ser visitada até outubro no Museu da Mutuca e espaços expositivos nos arredores. 

Para além de um espaço expositivo, o Museu da Mutuca, que sofreu pequenas intervenções de Rafael Mattos, é um trabalho de arte, onde se busca, de forma irônica, dialogar com o conceito de espaço museal conhecido. O equipamento cultural é composto de uma série de espaços que são tratados como objetos pelo artista, sendo eles: a Mata do Museu, a Biblioteca do Museu e o Anexo do Museu. A partir deste conjunto de espaços, Rafael Mattos desenvolve uma série de trabalhos que têm no “museu” o seu motivo e material. Entre eles estão as obras “Museu também é arte”, em que o artista envolveu a construção com um plástico bolha para poder conservá-la na memória de todos que puderam presenciar esta ação, para lhe dar o devido valor. 

Outra obra que se mistura ao museu é a “CosmoOca”, feita a partir de uma intervenção na construção pré-existente. Foram retiradas todas as paredes internas, que foram substituídas por 11 peças de madeira instaladas para sustentação e como objeto da instalação dentro do vão, além de intervenções com diferenças de níveis no chão que receberam desenhos e cores variadas. Este espaço, como o nome sugere, faz uma homenagem ao artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, autor da obra “Cosmococa”. 

Na série fotográfica “Intervenções Rurais: Uma exposição agrícola”, Rafael Mattos cria desenhos por meio do corte (necessário) da vegetação no processo de cultivo no terreno ou por meio de desenhos criados com sementes. A partir da observação de que a decomposição das samambaias cortadas ou com plantação de sementes, como o milho, dos contrastes de cores e das formas na paisagem, o artista desenvolve composições conscientes e experimentais em um processo de ocupação de um terreno rural, registrando em fotografias os resultados e processos. Outra série exposta é a “Bananas”, com desenhos da fruta em pastel sobre papel, em seus diversos estágios. 

A pintura enquanto porta de entrada do artista para a arte, também tem lugar na mostra na série “Forças da natureza”, em que traz figurativamente representações de energias e forças que rodeiam as pessoas mas não são visíveis, fundindo elementos de tradições religiosas a materiais agrícolas. Nela, as pinturas figurativas têm um diálogo com as máscaras e a santaria mineira. Em “Estruturas”, o artista apresenta quatro esculturas que descrevem um espaço de experiência, a partir de troncos e madeiras in natura, dispostas em sintonia com os pontos cardeais.

Rafael Mattos explica que desenvolve sua produção como quem procura a si próprio e aos seus. “Busco colocar meu trabalho no mundo, assumir meu posicionamento em arte e, a partir deste lugar, me pronunciar. Na construção deste espaço em que me situo, construí um mundo particular, no qual a arte assume um papel de destaque indissociado da vida que escolhi cultivar”, destaca o artista sobre sua criação. A mostra conta com produção e curadoria do próprio artista e assistência de curadoria de Marci Silva. 

Sobre o artista

Rafael Mattos é licenciado em Letras, com especialização em literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, na mesma universidade. Ele também é graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais. O artista atua como gestor e coordenador do Museu da Mutuca em Altamira -MG, desde 2012, sendo o idealizador e coordenador do programa de Residência Rural – RAM: Residência artística da Mutuca, implementado no mesmo ano em que ingressou no espaço, e que já possui 8 edições realizadas de forma independente.

 

Museu da Mutuca 

O Museu da Mutuca, fundado em 2012, para além de ser um lugar que se apresenta efetivamente como um Museu (com toda a carga que este nome carrega) apresenta sua estrutura e arquitetura original. Passou por algumas reformas, ou seja, conceitualmente sofreu pequenas intervenções do artista. Um espaço físico e fixo que também é um trabalho artístico, composto por uma série de espaços tratados e apresentados também como objetos: Mata do Museu, Biblioteca do Museu e o Anexo do Museu.

 

Exposição Cosmogonia Inventada de Rafael Mattos

Encerramento da exposição em Outubro de 2023

Roteiro: Visitação CosmoOca, Museu e Biblioteca 09h às 12h

Visitação Galeria e Ateliê: 14h às 17h

Visita guiada às Esculturas: 15h às 16:30h

Entrada gratuita

Museu da Mutuca: Rua Altamira 12 casa 02 – Altamira – Nova União/MG

Agendamento de visitas: rafaeldamutuca@hotmail.com

Redes sociais: rafaelmattos_mutuca

Artigo originalmente publicado em BH Eventos: https://www.bheventos.com.br/noticia/07-13-2023-exposicao-cosmogonia-inventada-reune-obras-desenvolvidas-pelo-artista-rafael-mattos-no-museu-mutuca