Início » Idam e Secretaria de Produção Rural de Autazes alinham execução de projetos de fortalecimento do setor primário
Amazonas Economia

Idam e Secretaria de Produção Rural de Autazes alinham execução de projetos de fortalecimento do setor primário

FOTOS: Divulgação/Idam

No encontro, um dos principais assuntos foi a mecanização agrícola, que pode aumentar a produção de diversas culturas no município

O Governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) em Autazes (113 quilômetros distante de Manaus) conduziu, na terça-feira (11/04), a reunião de alinhamento para as ações e projetos voltados para as comunidades agrícolas do município. Os trabalhos têm total apoio da Secretaria Municipal de Produção Rural e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Autazes (Sempra),

Participaram da reunião, os técnicos extensionistas do Idam em Autazes e o secretário da Sempra, Denis Lima, representando a prefeitura municipal.

O fortalecimento do setor primário em Autazes terá início pelas comunidades Barbosa Rodrigues, Natal, Bom Jesus, São Sebastião, Vera Cruz e Boa Esperança, todas localizadas na Calha do Rio Madeirinha. A mecanização agrícola é a principal demanda dos agricultores, além do acesso às linhas de financiamento, capacitações e diversificação de culturas.

“Estamos priorizando a elaboração de projetos de plantio, trabalhando novas oportunidades de produção como a instalação de tanques para a piscicultura, além de orientar tecnicamente a regularização de documentos das comunidades, para que as associações e cooperativas possam participar de editais públicos e assim comercializar a produção”, destacou o gerente da unidade local, o técnico em agropecuária Josinei Lima.

Para o secretário municipal de produção, Denis Lima, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Autazes é fundamental para o crescimento do setor primário através do Termo de Cooperação Técnica, que vai possibilitar o avanço de cada um dos produtores e consequentemente das comunidades.

“Nosso objetivo é melhorar os resultados de cada uma de nossas famílias de agricultores. Isso vai refletir no fortalecimento das comunidades e do município, que já é forte em algumas culturas, mas que crescerá em outras, na direção da autossustentabilidade na produção de alimentos”, enfatizou.

Autazes tem uma grande produção agropecuária, baseada na criação de gado leiteiro, bovinos e bubalinos, o que rende o título de cidade do leite e do queijo. Entre os queijos produzidos destacam-se o coalho e a manteiga, além da grande produção de leite. O cultivo de mandioca (farinha), cupuaçu, guaraná, laranja, feijão, milho e hortaliças fornecem boa parte dos alimentos à população local.

Com informação da assessoria.