Início » Frutas regionais proporcionam imersão na culinária amazônica no lançamento do Festival de Parintins, em Brasília
Amazonas cultura

Frutas regionais proporcionam imersão na culinária amazônica no lançamento do Festival de Parintins, em Brasília

FOTO: Diego Peres/Secom e Divulgação/ADS

 Cultivados por meio da agricultura familiar, associações e cooperativas, os itens representam parte da cultura local

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), apresentou, nesta terça-feira (11/04), a exposição, com degustação, das frutas regionais produzidas no Estado durante o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, em Brasília (DF). Cultivados por meio da agricultura familiar, associações e cooperativas, os itens representam parte da cultura local e proporcionaram imersão nas tradições amazonenses. 

Entre os produtos transportados de Manaus à capital federal estão: tucumã, pupunha, melancia, maracujá-do-mato, graviola, taperebá, açaí, rambutan, além de macaxeira, castanha-do-brasil, farinha do Uarini, entre outros.

 “Essa é uma oportunidade de mostrar o trabalho dos produtores rurais e o quanto a nossa culinária nos representa. O reconhecimento desses produtos fora do estado e a valorização do trabalho dos produtores impulsiona a economia local, gerando mais empregos e fomenta o setor primário no estado do Amazonas”, disse a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.  

Com a presença dos principais itens dos bumbás Caprichoso e Garantido e diversas autoridades, o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins ocorreu na Casa da Coca-Cola Brasil. No evento, foram apresentados os pilares da edição do festival deste ano: cultura, turismo e sustentabilidade.

Os produtores rurais que atuam com a fruticultura são beneficiados por iniciativas do governo para alavancar a produção e proporcionar a comercialização, seja por meio das Feiras de Produtos Regionais, editais de doações onerosas de insumos ou apoio logístico. 

Um dos agricultores beneficiados foi o produtor rural de Manaus Estevão César Pontes, que tem como destaque em sua propriedade na rodovia AM-010, no Ramal Água Branca II, o cultivo do rambutan. “É uma fruta deliciosa, maravilhosa e muito doce. É muito gratificante saber que chegou em outro estado e várias pessoas podem conhecer essa iguaria regional”, afirma.  

Produtor e feirante credenciado na ADS, Estevão conquistou seu próprio espaço para comercializar sua produção diretamente ao cliente, com incentivo dentro dos projetos voltados ao setor primário. “A ADS me ajudou muito disponibilizando os locais para venda e até mesmo com transporte às vezes”, disse. 

Já o ingrediente principal do tradicional x-caboquinho, o tucumã, foi levado até Brasília e conquistou o paladar dos participantes do evento na capital federal. Entre os produtores rurais que se dedicam ao cultivo dessa fruta no Amazonas estão Rodolfo Lima e sua esposa Marinete Santos, que se sentiram representados pela ação do governo. 

Para garantir o sustento da sua família, todas as quintas-feiras, eles saem da zona rural de Autazes com destino à Manaus, com o veículo carregado com 1,5 tonelada de tucumã e mais uma grande quantidade de pupunha, outro item indispensável no café da manhã amazonense. “Tenho orgulho de ser produtora de tucumã, uma fruta regional que faz parte do café da manhã amazonense no delicioso x-caboquinho. É só lavar, descascar e saborear”, disse Marinete. 

Com informações da assessoria.