Início » Castramóvel da Sema Amazonas chega a Parintins no dia 7 de abril
Amazonas

Castramóvel da Sema Amazonas chega a Parintins no dia 7 de abril

FOTOS: Jana Freitas/Sema

Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) será o primeiro município do interior do Amazonas a receber ação itinerante do Castramóvel em 2023. A Unidade Móvel de Castração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) desembarca na ilha no dia 7 de abril e fica até o dia 15 deste mês. A expectativa é que 700 cães e gatos sejam castrados.

O Castramóvel ficará estacionado no Centro Multifuncional Casa do Produtor, situado na Rua Itacoatiara, no bairro Palmares. Para garantir a castração solidária do animal, é necessário que o tutor faça o agendamento, de forma presencial no local indicado, nos dias 7 e 8 de abril. As cirurgias serão realizadas entre os dias 9 e 15 de abril.

“Nós viemos de ótimas experiências itinerantes em Manaus, onde já ultrapassamos a marca de 4,3 mil castrações realizadas só neste ano, e agora seguimos para Parintins, pela primeira vez, levando a mesma estrutura para os moradores da ilha”, disse Rodrigo Dias, coordenador da Assessoria de Bem-Estar Animal da Sema.

Agendamento

Tutores interessados em castrar seus animais devem comparecer ao Castramóvel, que estará estacionado na frente do Centro Multifuncional, nos dias 7 ou 8 de abril, de 9h às 14h, para fazer o agendamento do procedimento. Nos dias 9 e 15, só serão atendidos os animais que tiverem o procedimento agendado.

Na ocasião do agendamento, é necessário que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, comprovante de residência e uma foto do animal. A Sema reforça que não é necessário levar o pet para agendar a cirurgia. 

A equipe fará a entrega de senhas por ordem de chegada, conforme a disponibilidade das vagas.

Castração

Os tutores que realizaram o agendamento deverão levar seus animais para a cirurgia, no dia e horário indicado pela equipe. Os pets deverão estar em jejum de água e comida, de seis horas. 

Conforme os protocolos de atendimento, serão atendidos primeiro os animais cujos tutores atendem a prioridades garantidas por Lei e, em seguida, os felinos, devido ao tempo de anestesia. Por fim, será a vez dos cães realizarem o procedimento.

Em caso de atraso superior a 15 minutos, o procedimento será automaticamente cancelado.