Início » Educação continuada beneficia empresas e funcionários
Notícias Corporativas

Educação continuada beneficia empresas e funcionários

Processo de lifelong learning engloba aprendizado fora da sala de aula e pode ser vantajoso tanto para empresas quanto para indivíduos

O lifelong learning, também chamado de educação continuada, é um conceito que engloba todo processo de aprendizagem feito fora dos ambientes tradicionais de educação, como escola e universidade. 

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse conceito parte da ideia de que o aprendizado está mais ligado à abertura em aprender do que a diplomas e títulos oficiais.

A possibilidade de usar a internet para aprender colaborou para a popularização deste “estilo de vida”, como define o artigo do Sebrae. O processo de educação continuada é possível através de palestras, cursos online, vídeos e podcasts.

O lifelong learning pode ser benéfico para a vida profissional de qualquer pessoa em diversas áreas. Segundo o Sebrae, a educação continuada é especialmente vantajosa para mulheres empreendedoras devido aos desafios que costumam enfrentar na carreira.

Tuta Neto, diretor de novos negócios da Jovem Pan, coloca o lifelong learning como  “essencial no ambiente de trabalho para que você tenha pessoas sempre capacitadas, com capacidade de inovação, alimentando desejos novos e abrindo novas possibilidades”. Para ele, a educação continuada pode até mesmo ser uma métrica de avaliação do funcionário, pois é interessante para a empresa que os colaboradores estejam evoluindo.

Alguns benefícios da educação continuada são, segundo o Sebrae, a conveniência para empreendedores muito ocupados e o networking. Cursos on-line podem ajudar a criar uma rede de relacionamento com pessoas da mesma área, por exemplo.

Neto lembra também os benefícios para a própria empresa de investir nesse modelo de aprendizado. “Quando as empresas não são capazes de criar um ambiente de evolução para seus colaboradores, estes vão querer mudar de emprego e buscar essa transformação por meio da mudança. Uma empresa muito grande vai depender do departamento de RH para qualificar e proporcionar essa evolução para seus funcionários, já em empresas menores cabe ao empreendedor entender que ele vai precisar proporcionar isso aos seus colaboradores, pois o custo e tempo de treinamento de um novo funcionário é muito maior do que treinar e qualificar alguém que já está no time”, esclarece ele.

A Unesco Institute for Lifelong Learning, uma instituição da ONU voltada para essa forma de aprendizagem, coloca a educação continuada como “fundamental para superar desafios globais e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O Instituto apoia políticas e sistemas que desenvolvem o lifelong learning, alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.

“As tecnologias mudam, os processos mudam e eventualmente algumas profissões mudam por completo. Mas se você tem alguém com força de vontade, com bom caráter e alinhamento com sua empresa, você não precisa substituir essa pessoa porque essas são coisas que não podem ser ensinadas e nem compradas”, finaliza Neto.

Para saber mais, basta acessar http://www.niucursos.com.br