Início » Propostas de Roberto Cidade reforçam importância de ações em saúde para o câncer colorretal e a endometriose
Destaque Política

Propostas de Roberto Cidade reforçam importância de ações em saúde para o câncer colorretal e a endometriose

Duas propostas relacionadas à saúde e, até pouco tempo não tão difundidas, ganharam mais visibilidade por meio de Lei e Projeto de Lei do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), neste mês de março. Trata-se da Lei nº 6.053 que institui o mês de março como “Março Azul Marinho”, de atenção ao câncer colorretal, e do PL nº 57/23, que cria o Programa Estadual de Tratamento da Endometriose.

“O câncer colorretal é o que acometeu o rei Pelé e, também devido a isso, escutamos mais pessoas falando sobre ele. No entanto, ainda é preciso falar mais, esclarecer mais, preparar as pessoas para que elas possam ter meios de identificar os sintomas e tratar com mais rapidez a doença. O mesmo vale para a endometriose. Muitas mulheres têm esse problema, mas por falta de conhecimento, de informação passam muitos anos da vida em sofrimento e podem até desenvolver problemas de saúde mais sérios. Nossas propostas têm esse sentido pedagógico”, resumiu.

Criado em parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o “Março Azul Marinho” é uma oportunidade para se educar mais sobre a doença e aprender como se prevenir. O câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto, é o terceiro tipo mais comum no Brasil, com estimativa de 44 mil novos casos identificados a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Embora afete, principalmente, pessoas acima dos 50 anos, é importante ressaltar que a incidência da doença entre os mais jovens tem aumentado de forma significativa nos últimos anos.

Dados recentes apontam que, a cada ano, cerca de 10% dos novos casos diagnosticados são em pessoas abaixo dessa faixa etária. Essa tendência tem alertado os profissionais de saúde para a importância da prevenção e detecção precoce em todas as idades, incluindo os jovens.

Com informações do Blog do Thiago Botelho.