Início » COP 28: Wilson Lima se reúne com representantes da Amazon e discute  parcerias para proteção da biodiversidade no Estado
Amazonas

COP 28: Wilson Lima se reúne com representantes da Amazon e discute  parcerias para proteção da biodiversidade no Estado

Governador recebeu sinalização de parceria envolvendo a UEA e duas novas reuniões já foram agendadas para o início de 2024

O governador Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (05/12), com a diretora de Ações Corporativas e Mercados, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund, representantes da empresa norte-americana de tecnologia Amazon. O encontro ocorreu durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O governador destacou que recebeu sinalização positiva de parceria para reforçar a proteção da biodiversidade no estado do Amazonas e anunciou que outros dois encontros ficaram pré-marcados para o início de 2024 a fim de estabelecer a parceria.

“A Amazon já havia anunciado alguns investimentos para a Amazônia e a gente começou agora a discutir projetos específicos para o estado do Amazonas. Já ficaram pré-agendadas duas reuniões”, revelou Wilson Lima. “Eles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados, inclusive já sinalizaram a possibilidade de fazer uma parceria para o avanço da biodiversidade com a nossa Universidade Estadual do Amazonas (UEA)”, completou.

No encontro, Wilson Lima apresentou projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, a exemplo do recém-lançado Programa Amazonas 2030, que prevê desmatamento líquido zero em seis anos, além do projeto Escola da Floresta, cuja primeira unidade está em construção na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

A reunião foi realizada no âmbito da programação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) na Conferência da ONU. Também participaram do encontro o diretor Nacional no Brasil do GCF, Carlos Aragon; e a diretora de projetos da GCF Task Force, Colleen Lyons.

Na ocasião, Wilson Lima entregou aos representantes do Bezos Earth Fund uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas contendo o rosto de amazonenses e escrito “Amazon: vamos conversar” em inglês. “É um estado grande com uma empresa grande, então está na hora da gente entrar em entendimento para um ajudar o outro”, frisou Wilson Lima, que estava acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Outras agendas

Ainda nesta terça, o governador Wilson Lima participou de dois debates na programação do GCF na COP 28. Um com o tema Sistemas Agroalimentares: cadeias produtivas sustentáveis, bioeconomia, inclusão produtiva; e outro sobre Sistemas alimentares no contexto global e o potencial da Amazônia como solução climática. Na ocasião, foi lançada uma carta com um chamado para que os países ricos possam se comprometer com a agenda das mudanças climáticas dos países e estados mais pobres do mundo.

Em sua fala, o governador do Amazonas lembrou da situação da estiagem que afeta o estado, fazendo um balanço sobre entrega de ajuda humanitária e água tratada, e reafirmou que a população mais pobre é a que mais sofre, mas não a que mais polui. Segundo ele, esse chamado do GCF na COP 28 deve servir como um convite irrecusável para que o mundo se disponha a criar um modelo de desenvolvimento para a Amazônia que seja perene e que gere emprego e renda, ajudando a combater a fome.

Os eventos tiveram a presença de governadores da Amazônia, além de representantes de outras entidades, como Kaveh Zahedi, diretor de Clima, Biodiversidade e Meio Ambiente da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, uma das agências das Nações Unidas que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza; Gonzalo Muñoz, High Level Climate Action Champion (Campeões climáticos de alto nível); do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam).