A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) recebeu, nesta manhã (28/03), a visita da diretoria do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), o presidente Mário Limberger; e o Assessor Institucional, Valdir Raupp, que visitam o estado para falar sobre os objetivos da entidade e sua importância para o projeto de desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do Amazonas.
Os dirigentes foram recebidos pelo titular da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, e participaram de uma reunião com representantes do Sistema Sepror, composto pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O encontro teve como pauta os objetivos da entidade e sua importância no apoio à continuidade do desenvolvimento do Agro no Amazonas.
Mário Limberger falou da importância da atuação dos técnicos agrícolas em suas diversas modalidades para a garantia do sucesso dos empreendimentos rurais. “O Conselho tem como objetivo orientar, normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal da profissão de técnico agrícola. Zelar pela sua dignidade e independência, pelo respeito e pela valorização das suas prerrogativas legais” disse.
Limberger pediu o apoio do Sistema Sepror para que o CFTA possa alcançar seus objetivos no Amazonas.
Em seguida, o secretário Petrucio Magalhães Júnior, com base em indicadores econômicos, falou sobre o desempenho do setor primário amazonense, nos últimos quatro anos, os resultados obtidos nos municípios do sul do estado e dos projetos estruturantes a serem anunciados oficialmente, a partir de abril próximo, com o novo Plano Safra 2023/2024.
Petrucio destacou que o Sistema Sepror está aberto às propostas apresentadas pelo Conselho Federal, e reconheceu a importância dos técnicos agrícolas na elaboração dos projetos técnicos, visando o acesso dos produtores ao crédito rural e na assistência técnica e extensão rural especializada. Destacou ainda a importância de mais investimentos na qualificação profissional dos recursos humanos para viabilizar as cadeias produtivas de grande potencial econômico para geração de emprego e renda no interior”.
Ao encerramento do encontro, o assessor institucional do Conselho, Valdir Raupp, disse que as palavras de Petrucio mostram que o Amazonas “está no caminho certo na proposta de desenvolvimento sustentável do interior, o que demonstra os resultados positivos já obtidos nos municípios do sul, que fazem divisa com o estado de Rondônia e destacou o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), como instrumento imprescindível para alavancar a região”.
Representantes da Associação dos Técnicos Agrícolas do Amazonas (ATAM) e conselheiros do CFTA, Mônica Silva, Carlos Pinto e Hélio Araujo, também participaram da reunião.
Adicionar comentário