Início » Hérnia inguinal pode ser agravada por obstrução urinária causada pelo aumento da próstata, alerta especialista
Destaque Saúde

Hérnia inguinal pode ser agravada por obstrução urinária causada pelo aumento da próstata, alerta especialista

Localizada geralmente na região da virilha, a hérnia inguinal pode ter diversas causas, entre elas, o aumento frequente da pressão abdominal provocado por constipação (prisão de ventre), tosse contínua, levantamento de objetos pesados, gravidez e até obesidade.

Localizada geralmente na região da virilha, a hérnia inguinal pode ter diversas causas, entre elas, o aumento frequente da pressão abdominal provocado por constipação (prisão de ventre), tosse contínua, levantamento de objetos pesados, gravidez e até obesidade. O que muitos homens não sabem, é que a alteração pode acabar piorando, quando associada a quadros de obstrução urinária causada pelo aumento da próstata, explica o cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

De acordo com ele, a hérnia aparece a partir de uma brecha entre os músculos do abdome. Trata-se de um tecido mole que cria uma saliência para fora, causando incômodos e podendo evoluir para quadros mais graves, com interrupção do fluxo sanguíneo na região e, em casos mais avançados, em necrose.

“A hérnia indireta ocorre apenas nos homens e se forma em uma área da parede abdominal enfraquecida, que acaba se rompendo, possibilitando que uma parte do intestino invada a bolsa escrotal”, acrescentou o especialista, que também é cirurgião geral.

Já a obstrução urinária com influência da próstata pode ocorrer por motivos diversos. Entre os principais, estão o câncer de próstata e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da glândula e que é muito comum em homens com idade acima dos 50 anos.

Presidente da seccional da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Giuseppe Figliuolo explica que, com a obstrução urinária, o indivíduo precisa fazer mais força para liberar o xixi, aumentando a pressão abdominal. Por isso, se houver a presença de uma hérnia inguinal, a tendência é que ela acabe aumentando.
“O ideal, nesses casos, é que o tratamento para a desobstrução urinária preceda a correção da hérnia. Isso porque, caso haja uma correção cirúrgica da hérnia, ela pode acabar voltando pouco tempo depois, já que a pressão anormal para urinar será mantida”.

Tratamento

De acordo com Figliuolo, a correção da obstrução urinária por influência da próstata pode ser feita através de medicamentos e, quando há indicação, de forma cirúrgica.

“Temos utilizado de forma muito eficaz os tratamentos minimamente invasivos, como a cirurgia robótica para a remoção da próstata quando necessário e, ainda, a Enucleação da próstata com uso do holmium laser (HoLEP)”, destacou. Nesse último caso, a cirurgia é feita a partir de um aparelho de endoscopia passado pela uretra até a próstata e a bexiga.

A cirurgia para a correção de hérnia inguinal, por sua vez, é bastante simples e até rotineira, segundo o cirurgião. “Apesar de simples, em algumas situações, há a necessidade de internação por 24 horas após a cirurgia. O método mais utilizado é conhecido como herniorrafia inguinal convencional”, destacou.

Ele pode ser feito a partir de uma vídeolaparoscopia minimamente invasiva, com rápida recuperação e redução da dor pós-cirúrgica.