Início » Idam se reúne com Prefeitura de Benjamin Constant e produtores de açaí para alinhar ações futuras
Amazonas

Idam se reúne com Prefeitura de Benjamin Constant e produtores de açaí para alinhar ações futuras

Divulgação/Idam

Com o objetivo de alinhar futuras ações para atender os produtores envolvidos na cadeia produtiva de açaí em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), o gerente da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município, Denis Lima, se reuniu nesta terça-feira (21/03) com o prefeito, em exercício, do município, Gersão Moraes, e produtores de açaí.

Durante a reunião, o gerente da unidade local do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima, ressaltou a importância de se acompanhar todas as etapas do produto, de modo a combater a pragas e doenças que prejudicam o rendimento da produção.

“A integração dos diversos setores ligados à cadeia do açaí é essencial para a resolução dos gargalos, entre eles os problemas locais relacionados à coleta do fruto e normas de manipulação, escoamento, condição dos ramais e desenvolvimento de políticas públicas. Estes são os principais desafios que os produtores enfrentam, pois a maioria da produção do açaí de Benjamin é artesanal e o fruto é retirado de forma extrativista em áreas nativas da região”, informou Denis.

Na reunião, os produtores tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, como melhorias nos ramais do município e um caminhão para transportar o produto cultivado nas estradas da BR 307 e Crajari. Segundo Denis, a região já conta com mais de 15 hectares plantados com açaí geneticamente melhorado, incluindo a zona rural do município, que também vem sendo acompanhada pelo órgão.

Ainda segundo Denis, a nova planta, permite uma produção o ano inteiro, sem entressafra, e tem produtividade duas vezes maior que as variedades tradicionais, facilitando o processamento e aumento na produção.

Na ocasião, o prefeito em exercício Gersão Moraes se comprometeu em apoiar as reivindicações dos produtores, a fim de fortalecer cada vez mais o setor primário do município.