Início » UNICEF integra ações do Governo do Amazonas no 56° Festival Folclórico de Parintins
Brasil Destaque

UNICEF integra ações do Governo do Amazonas no 56° Festival Folclórico de Parintins

Foto: Secom

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estarão juntos para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o 56° Festival Folclórico de Parintins. A parceria foi firmada oficialmente no município de Parintins, no Amazonas, pelo governador Wilson Lima, no lançamento do evento na Ilha Tupinambarana, na última sexta-feira (17/3).

“É a primeira vez em que o UNICEF entra e firma uma parceria para fazer esse trabalho durante a realização de um evento. O UNICEF tem sido um parceiro importante do estado do Amazonas em outras áreas e, desta vez, aqui no Festival de Parintins, entra nessa batalha também junto conosco e com a Prefeitura de Parintins para proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes”, disse o governador.

Para o desenvolvimento das atividades, será elaborado um calendário de ações, antes da realização do evento, que envolvem qualificação e treinamento das equipes do Governo do Estado, segurança e assistência. Durante o Festival de Parintins, haverá equipes de fiscalização em sistema de plantões atuando em frentes variadas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Parintins é um dos 55 municípios amazonenses que aderiram ao Selo UNICEF Edição 2021-2024. De acordo com Matheus Rangel, oficial de Educação do UNICEF, o trabalho durante o Festival Folclórico fortalece ainda mais a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Ao se inscrever no Selo UNICEF, o município passa a fazer parte de uma estratégia para, a partir de situações concretas de seu contexto, estruturar um conjunto de ações intersetoriais para promover direitos específicos de crianças e adolescentes e, com isso, inserir-se numa dinâmica global para contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Assim, durante o Festival, nossa colaboração será de forma preventiva, envolvendo adolescentes, jovens, escolas e os equipamentos públicos do município, além das redes de proteção estadual e municipal”, salienta Matheus.

Junto com UNICEF, o trabalho será desenvolvido pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A Amazonastur vai promover ações integradas em hospedagens, restaurantes, agências de turismo, transportadoras turísticas, alertando sobre o crime sexual por meio de informativos, abordagem nas ruas, contato do disque 100 e dando apoio aos encaminhamentos de órgãos competentes.

“É um grande projeto que tem início agora no Festival, por ser a festa de maior porte aqui no estado do Amazonas, mas isso vai reverberar em outros tantos eventos que virão ainda”, disse o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

As atividades serão realizadas por meio da campanha: “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”. Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, ressalta que a ação conjunta é importante para combater esse tipo de crime. “É importante ampliar a rede de proteção do estado em todos os municípios. Quanto mais parceiros, melhor. A ideia é, como sempre, ampliar e proteger toda a rede de crianças e adolescentes”, acrescentou Jussara.

56ª Festival Folclórico de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada todos os anos no município de Parintins, no Amazonas. O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Neste ano, as apresentações serão nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, entre duas agremiações folclóricas: Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul).

Com informações da UNICEF.