Início » São Paulo sediará a 11ª edição da Expo Ceviche 2023
Notícias Corporativas

São Paulo sediará a 11ª edição da Expo Ceviche 2023

O maior evento gastronômico e cultural peruano no Brasil acontece no dia 1º de outubro, com entrada gratuita, no Parque da Mooca

Considerado um dos maiores eventos de gastronomia e cultura peruanas no Brasil, a ExpoCeviche chega à capital paulista em sua 11ª edição depois do grande sucesso do evento no Rio de Janeiro, em julho passado, quando mais de 15 mil pessoas participaram da 10ª edição, no Museu da República. A organização não poderia deixar de escolher a cidade de São Paulo, capital gastronômica que abriga a maior quantidade de restaurantes peruanos, para a nova edição do evento.

A ExpoCeviche na capital paulista contará com a réplica do Senhor dos Milagros, trazida especialmente para a ocasião para lembrar a celebração ocorrida nas ruas das cidades peruanas nesta época do ano, quando milhares de fiéis saem em procissão usando adornos da cor roxa (razão pela qual a logomarca desta edição traz a cor em sua base).

A 11ª edição do evento será realizada no CEE Salim Farah Maluf (Parque da Mooca) e conta com o apoio do Consulado Geral do Peru, CANATUR, OCCA3, Huerto Peruano, Câmara de Comércio Brasil Peru, ARMAP, Miradas, TransAcreana e Limos. O objetivo do evento é difundir ainda mais a cultura peruana e promover a sua culinária popularizando principalmente o Ceviche.

De 11h as 18h30 de domingo, dia 1º de outubro, o público poderá experimentar o melhor da gastronomia peruana oferecida pelos principais restaurantes da cidade como o Riconcito Peruano, Rancho dos Peruanos, Quinoa Restobar, Q´Ceviche, Sea Mooca, Cantón, É do Perú, La Polleria Grile, Brilho das Artes, El Mercadito, Punto Peruano, Piscis, Q’Quicha entre outros. No total serão 30 expositores que incluem, ainda, bebidas, doces e barracas de artesanato, como a Kunpi, do artista Adrián Ilave, um dos maiores difusores da cultura andina no Brasil. 

O evento reunirá os renomados chefs Edgard Villar (Rinconcito Peruano), Marco Espinoza (Cantón, reconhecido como o melhor restaurante peruano Bom e Barato pela Revista Veja SP), Jorge Aliaga (Q’Ceviche) e Pablo Salcedo (Sabor Peruano). Além do Ceviche (prato principal dos peruanos à base de peixe cru marinado e suco de limão), o público também conhecerá as papas nativas (batatas peruanas coloridas trazidas pelo Huerto Peruano) provar pratos como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela, suco de limão, ovo, frango ou peixe), Arroz de Mariscos, Anticuchos (espetos de coração bovino), Lomo Saltado (Filé Mignon com cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre), Tamales (feitos com farinha de milho) entre outros.

“Temos um carinho muito grande por São Paulo. Foi aqui que lançamos a primeira ExpoCeviche em 2013, no Instituto Cervantes, com intuito de divulgar o prato peruano”, lembra Oscar Vasquez Solis, chef peruano que há 10 anos organiza a ExpoCeviche. Oscar destaca ainda que a cidade paulista também é considerada o 7º melhor destino gastronômico do mundo, segundo o Travellers Choice, com mais de nove mil bares e restaurantes. “Foi aqui que a culinária peruana encontrou espaço para ser apreciada pelos brasileiros. Nesta edição, teremos grandes destaques como as batatas nativas coloridas, trazidas especialmente para a degustação pelos paulistas”, complementa.

As sobremesas peruanas também estarão representadas no evento tais como Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas), além do famoso Pisco (aguardente de uvas) base do coquetel Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo). A ExpoCeviche também trará a Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña, além da Inca Cola. 

A 11ª edição da ExpoCeviche, em São Paulo, também vai contar com uma vasta programação cultural. O público que estiver no local poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura e o artesanato do Peru. Estão previstos shows dos grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (danças folclóricas como Marinera Limeña e Marinera Norteña), Canciones del mês Morado (Señor dos Milagros), a cantora Celina, Fina Estampa e La Clave. 

Mais informações sobre o evento, no Instagram!

Programação:

12h – Chegada da Imagem do Senhor dos Milagres (Señor de los Milagros)

12h30 – Solenidade de Abertura

13h10 – Apresentação Marinera de Lima

13h40 – Apresentação Marinera Norteña

14h00 – Grupo Musical Fina Estampa

15h40 – Apresentação de Danças Huayno

16h – Apresentação da Cantora Celina

17h – Grupo La Clave Salsa

18h30 – Encerramento

(nos intervalos, haverá música com DJ Miguel)

Serviço: 11ª ExpoCeviche São Paulo 2023

Local: CEE Salim Farah Maluf (Parque da Mooca)

Endereço: Rua Taquari, 635 – Mooca, São Paulo – SP

Data: 1 de outubro, domingo

Horário: 11h às 18h30

Valores dos pratos no evento: R$ 5 a R$ 45

Entrada Gratuita