Início » Prefeitura de Manaus e CIEE certificam jovens em Oficina de Criatividades
Geral Manaus

Prefeitura de Manaus e CIEE certificam jovens em Oficina de Criatividades

A Prefeitura de Manaus, realizou, nesta sexta-feira, 17/3, a cerimônia de entrega de certificados aos jovens e adolescentes participantes da “Oficina de Criatividades”.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou, nesta sexta-feira, 17/3, a cerimônia de entrega de certificados aos jovens e adolescentes participantes da “Oficina de Criatividades”. Os certificados foram entregues a 39 jovens atendidos e acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Betânia, na zona Sul, onde a cerimônia também foi realizada.

Ministrada ao longo da última semana, a oficina teve o objetivo de auxiliar os participantes a ingressar no mercado de trabalho, abordando temas como a postura necessária em uma entrevista de emprego, ética no ambiente de trabalho, produção de currículos e o planejamento pessoal necessário para a inclusão social e econômica desses jovens e de suas famílias. 

“A partir do momento que conseguimos trazer essas famílias para dentro do equipamento e garantimos o seu atendimento pelos nossos serviços, precisamos também dar a elas e aos seus filhos uma expectativa de vida que inclua os seus primeiros empregos. É daí que surge nossa parceria com a CIEE, que neste momento proporciona aos nossos jovens atendidos pelo serviço de convivência a oportunidade de subir mais um degrau na sua escada de desenvolvimento”, destacou a coordenadora do Cras Betânia, Lucicleide Silva.

Para a facilitadora da oficina e assistente social do CIEE Ariana Mendes, a oficina é um exemplo do papel da instituição no compromisso firmado com a população atendida pela Rede de Proteção, cujo objetivo é contribuir com a formação e capacitação dessas famílias para o desenvolvimento de sua autonomia e qualidade de vida por meio do trabalho.

“Por meio dessas ações que levamos até os jovens que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, procuramos despertar neles o senso de importância da preparação necessária para se inserir e se manter no mercado. O acesso a essas informações, esses conhecimentos trabalhados na oficina, garante a eles uma gama de oportunidades”, concluiu a assistente social.

Um desses jovens atendidos e certificados, Guimel Vianna, 19, viu nas aulas a porta de entrada para um mundo inteiro de informações e conhecimentos aos quais não possuía acesso. “Eu não tinha uma visão muito clara das coisas, do futuro, então a oficina acabou chegando em bom momento, me ajudando a esclarecer uma série de dúvidas e me dando mais certeza em relação a certos pontos da minha vida”.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

De caráter preventivo e proativo, o SCFV é realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida. Destina-se a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Organiza-se de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.