O Vale do Javari é conhecido como a segunda maior reserva indígena do país. Foi na região que o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram mortos.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou a instalação de base fluvial da Polícia Federal na região do Vale do Javari (distante 1.136 quilômetros de Manaus), onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados, ano passado.
O ministro fez o anúncio através de sua conta no Twitter. Em fevereiro deste ano, uma comitiva do governo federal, liderada pela ministra dos povos indígenas Sonia Guajajara, visitou a região, marcando o início de uma força-tarefa para retomar a área explorada por invasores.
Confira: https://twitter.com/FlavioDino/status/1635961121810046977?s=20
A segunda maior reserva indígena do país é marcada por exploração ilegal de madeireiros, caçadores, pescadores e garimpeiros, além de ser passagem para narcotraficantes. Pondo em risco os líderes das comunidades, que são frequentemente ameaçados de morte.
Em junho do ano passado, a área ganhou destaque internacional após o caso do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que foram sequestrados e assassinados por uma quadrilha envolvida em pesca ilegal.
com informações Portal Real time 1
Adicionar comentário