Início » “Situação econômica do país leva quase metade da população do Amazonas ao endividamento”, alerta diretor-presidente do Procon-AM
Destaque Economia

“Situação econômica do país leva quase metade da população do Amazonas ao endividamento”, alerta diretor-presidente do Procon-AM

Quase metade da população do Amazonas está endividada, com dívidas que totalizam R$ 5,7 bilhões até dezembro de 2022.

O diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Jalil Fraxe, alertou nesta segunda-feira (13), que a situação econômica do país está levando a população ao superendividamento. Com a proximidade do Dia do Consumidor (15), Fraxe discutiu os tipos de endividamento e soluções para esses casos em uma entrevista ao Portal do Amazonas.

“Ninguém quer ter dívidas, mas a situação econômica do país está caminhando para essa realidade. Essa é uma preocupação do governo do estado e do Procon-AM, pois precisamos tratar o superendividamento como uma realidade desconfortável para as pessoas”, comentou.

De acordo com dados divulgados em janeiro deste ano, pelo Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, quase metade da população do Amazonas está endividada, com dívidas que totalizam R$ 5,7 bilhões até dezembro de 2022.

Vulnerabilidade

Em 2021, entrou em vigor a Lei 14.181.21, que estabelece medidas para evitar o superendividamento. As regras aumentam a proteção de pessoas com muitas dívidas e proíbem qualquer tipo de assédio ou pressão aos consumidores.

“No Procon-AM, temos o acolhimento e a humanização do atendimento ao público, especialmente às pessoas que estão passando por dificuldades financeiras. Temos produzido acordos para tratar o superendividamento. Para solucionar esse problema, precisamos trabalhar principalmente com o diálogo, com quantas pessoas forem necessárias”, explicou Fraxe.

Pensando na Semana do Consumidor, o Procon-AM iniciou, hoje (13), o “Feirão Limpa Nome” para renegociação de dívidas em contas de água e luz na cidade de Manaus. O atendimento encerra na sexta-feira (17) às 14h. O consumidor interessado deve ir à sede do Procon, na Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo.