Início » Ex-ministro pede à Receita íntegra de vídeo com apreensão de joias enviadas para Bolsonaro
Política

Ex-ministro pede à Receita íntegra de vídeo com apreensão de joias enviadas para Bolsonaro

A solicitação foi encaminhada à Receita Federal.

A defesa do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque pediu a acesso à integra da gravação do momento em que as joias enviadas pela Arábia Saudita ao casal Bolsonaro foram retidas no aeroporto de Guarulhos (SP). A solicitação foi encaminhada à Receita Federal.

Na avaliação dos advogados de Albuquerque, a gravação pode ajudar a corroborar a versão de que o ex-ministro não teria dado carteirada ou pressionado os membros do órgão que retiveram as joias.

Segundo a defesa de Albuquerque, o procedimento de retenção das joias avaliadas em R$ 16,5 milhões destinadas a Jair e Michelle Bolsonaro durou cerca de duas horas. Albuquerque disse a aliados que, em um dos momentos da apreensão, teria afirmado aos profissionais da Receita para “fazerem o que tinham que fazer”.

Bento Albuquerque vai depor nesta terça-feira para a Polícia Federal sobre o caso. Como informou a coluna, ele defenderá a tese de que recebeu as joias como presente ao governo brasileiro.

O ex-ministro dirá aos investigadores que a menção que fez aos fiscais da Receita de que as peças de diamantes eram para a então primeira-dama se deu de maneira genérica, enquanto interagia com os profissionais da alfândega. No vídeo da apreensão das joias de diamantes revelado nesta quarta-feira pelo “JN”, Albuquerque disse: “isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”.

De O Globo.