Início » Governo reduz a zero impostos para seis produtos industriais; veja quais
Destaque Política

Governo reduz a zero impostos para seis produtos industriais; veja quais

Na lista estão dois tipos de folhas de aço, chapas de alumínio, antenas para radar e aparelho para medir pressão sanguínea.

O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira a desoneração total do imposto de importação para seis produtos industriais. Na lista estão dois tipos de folhas de aço, chapas de alumínio, antenas para radar e aparelho para medir pressão sanguínea.

A medida é “temporária”, segundo o vice-presidente. A Câmara de Comércio Exterior, presidida por Alckmin, publicou a autorização no Diário Oficial e a reduação a rezo da alíquota começa a valer a partir desta sexta-feira.

“Ao zerar o imposto de importação, que varia entre 12 e 16%, o Ministério confere à indústria uma economia para a aquisição desses itens – em especial indústrias que produzem itens de alto valor agregado, além de produtos médicos – e beneficia diretamente o consumidor final”, disse Alckmin, pelas redes sociais.

  • Folha de aço com espessura de 0,20 mm e largura de 833 mm, apresentada em bobinas;
  • Folha de aço não ligado (sem elementos químicos de liga);
  • Chapa de alumínio de forma quadrada, com espessura igual ou superior a 6,00 mm, assim como aquelas com espessura inferior ou igual a 6,35 mm. A largura e comprimento precisam ser igual a 2560 mm;
  • Chapa de alumínio apresentada em rolos, de espessura igual ou superior a 0,7 mm, além daquelas com espessura inferior ou igual a 0,75 mm. A largura deve ser de 2.600 mm;
  • Antena parabólica rotativa para controle do tráfego aéreo de aeroportos e de vigilância de rotas aéreas
  • Aparelho portátil digital de pulso, utilizado para medir a pressão sanguínea e a pulsação.Procurado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) não respondeu sobre o período de vigência da medida e os impactos para o Tesouro, com perdas de arrecadação.

Com informações de O Globo.