Início » IBGE inicia última etapa da operação aérea de recenseamento na Terra Indígena Yanomami
Destaque Economia

IBGE inicia última etapa da operação aérea de recenseamento na Terra Indígena Yanomami

Os dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo IBRE apontam ainda que entre janeiro e fevereiro, metade das cidades analisadas pelo IVAR acompanharam a tendência do índice médio e registraram desaceleração.

O IBGE inicia nesta segunda-feira (6) uma operação pontual de coleta de dados para finalizar o Censo Demográfico na Terra Indígena (TI) Yanomami. A formatação da ação foi articulada pela ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, junto aos ministérios da Saúde, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, dos Povos Indígenas e da Casa Civil, além do Estado-Maior das Forças Armadas. Prevista para durar 30 dias, a operação censitária visitará 169 aldeias em Roraima e três no Amazonas.

Em um contexto de apoio oficial, federal, institucional e incondicional ao Censo, a ministra Simone reforçou ter a mais absoluta confiança no trabalho do IBGE. “Poucos institutos no mundo têm a capacidade e a eficiência do IBGE. Isso se deve aos valorosos servidores e servidoras que, mesmo não tendo a remuneração que gostariam de ter, vestem literalmente o colete, batem de porta em porta, para dar o raio X do Brasil que somos”, afirmou. Simone também ressaltou o simbolismo de terminar a coleta do Censo 2022 com um povo originário. “O IBGE vai contar quantos yanomamis nós somos. Sim, porque, historicamente, é de nós que estamos falando. Quão bonito é poder dizer que o censo brasileiro vai terminar onde tudo começou, com os povos indígenas, o povo Yanomami”, disse a ministra.

De Agência Brasil.