Início » Como resolver problemas relacionados à presença de cor na água?
Notícias Corporativas

Como resolver problemas relacionados à presença de cor na água?

A presença de cor na água pode indicar a presença de substâncias danosas para a saúde. No entanto, para cada tonalidade do líquido, há uma maneira correta de fazer o tratamento.

Em condições ideais para consumo, a água deve ter aparência cristalina – sem cor ou odor. Porém, em algumas situações, é possível encontrar o líquido em tonalidade diferente. Em casos assim, é preciso saber como resolver problemas relacionados à presença de cor na água.

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que, quando a água exibe coloração, é normalmente em decorrência de uma elevada concentração de substâncias dissolvidas. Tais substâncias podem ser compostos orgânicos (como vegetais e algas) e minerais (como o ferro e manganês).

Falha no tratamento

A água de abastecimento, especificamente, pode trazer matéria orgânica particulada que vem das chamadas estações de tratamento de água (ETAs), que muitas vezes não possuem capacidade para retirá-las.

Estas partículas também podem contaminar a água por conta de problemas como rachaduras na tubulação, resultado da falta de manutenção e ocorrência de roubo de água.

No caso de abastecimento por poço artesiano, o líquido pode conter naturalmente ferro e manganês devido à sua origem. Contudo, quando esses minerais estão na presença de oxigênio e cloro (compostos oxidantes) pode haver a formação de óxido manganês e ferrugem. Isso causa alterações no sabor, cor e odor da água.

Indicativo de problema

Além da questão estética, a presença de cor na água indica excesso de íons de ferro e manganês. Metais como estes, quando acima dos limites recomendados, podem resultar em incrustações em tubulações, viabilizando o surgimento de bactérias nocivas à saúde.

Tratamento adequado

De acordo com a Sabesp, o tratamento da água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Mas, quando um problema é detectado, são orientados os procedimentos:

  • Quando diante de água em tonalidades marrom, vermelha, laranja ou amarela, é recomendado o tratamento à base de poliortofosfato, para fazer com que as moléculas de ferro e manganês sejam complexadas. Com isso, se evitam reações de oxidação, deixando a água límpida e cristalina.
  • Para água com cores preta ou marrom escura, se faz necessária a implantação de um sistema de cloração, bem como monitoramento por meio de análises de água e o emprego de filtros de carvão ativado.

Caso haja preferência pelo auxílio de empresas especializadas, é possível contar com equipamentos completos de filtração, desinfecção e tratamento de água que promovem a segurança e qualidade do líquido.