Início » ABTP lidera missão técnica do setor portuário a Hamburgo
Notícias Corporativas

ABTP lidera missão técnica do setor portuário a Hamburgo

Representantes do governo e da Antaq, da Frenlogi e 24 executivos das associadas da ABTP integram a comitiva para intercâmbio em gestão e operação portuárias na Alemanha

Uma delegação de C-levels (executivos de alto escalão) e gestores de empresas associadas à ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, de representantes do governo federal, do Congresso Nacional e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está em Hamburgo (Alemanha) para uma missão técnica de intercâmbio em gestão e operação portuárias. A organização é da ABTP e seu diretor-presidente, Jesualdo Silva, lidera a comitiva.

A iniciativa também é voltada a colher subsídios para a conclusão de propostas da ABTP relacionadas à gestão portuária do Brasil. Elas serão entregues ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) em outubro, em dia a ser confirmado. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já teve acesso a uma síntese das sugestões da ABTP, em reunião em Brasília na primeira quinzena de setembro.

O diretor-presidente da associação diz que o conjunto de sugestões pretende contribuir para promover a previsibilidade, a segurança jurídica e a favorecer um ambiente mais propício e atrativo para investimentos e negócios no setor portuário brasileiro.

Nas propostas, a ABTP defende que as Autoridades Portuárias brasileiras adotem um perfil mais empreendedor, voltadas a prospectar oportunidades para os complexos portuários, adianta Jesualdo. Outro ponto, diz, é o da burocracia na área de portos, que Jesualdo considera “excessiva” e, por isso, “trava investimentos” e põe em risco o prazo de execução de ações para o desenvolvimento do setor portuário, como a dragagem e demais serviços que, eventualmente, possam exigir urgência.

O diretor-presidente da ABTP lembra que esses assuntos relacionados ao conjunto de propostas em elaboração foram apresentados no ‘ABTP Debate’, evento sobre os 10 anos da Lei dos Portos. Foi realizado em Brasília, em 29 de agosto, com a participação do Ministro Presidente do Tribunal de Contas (TCU), Bruno Dantas, do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, do Subprocurador-Geral da República, Luiz Augusto Santos Lima, do Secretário Nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, do Diretor-Geral da Antaq, Eduardo Nery, além de representantes das empresas associadas e do setor portuário. O próximo ABTP Debate será em 29 de agosto de 2024.

Missão à Alemanha conta com 17 empresas do setor portuário

Os 38 participantes da missão a Hamburgo cumprem uma intensa agenda de reuniões e visitas técnicas. Integram a comitiva 24 representantes de 17 empresas associadas à ABTP; a secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori; o superintendente de Outorgas da Antaq, Renildo Barros; o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), membro da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e consultores convidados.

As empresas associadas da ABTP na missão à Alemanha são: Intermarítima; Santos Brasil; Ultracargo; Grupo Hydro; Eldorado; Super Terminais; Ipiranga; Cotriguaçu; TPPF; Centro Sul Serviços Marítimos; Cargill; DP World Santos; Liquiport; Ecoporto; Triunfo; Caramuru; Bandeirantes Deicmar.

Intercâmbio com organizações estrangeiras é uma atribuição da ABTP

Jesualdo Silva lembra que Hamburgo é o principal porto da Alemanha. Para ele, abrir a oportunidade para que representantes do governo e do setor conheçam de perto as operações portuárias alemãs pode ser útil para o planejamento de políticas públicas no Brasil. Esta é a primeira missão internacional da gestão de Jesualdo Silva à frente da ABTP. “O intercâmbio de conhecimentos entre CEOs e gestores brasileiros e empresários e autoridades portuárias alemães é uma experiência enriquecedora para o meio empresarial e a iniciativa atende a um dos propósitos da ABTP, que é estreitar o relacionamento entre os agentes portuários no âmbito internacional”, diz.

Agenda da missão técnica internacional

A comitiva brasileira foi recebida na segunda-feira (25/09) pelo Governador (First Mayor) de Hamburgo, Peter Tschentscher, por representantes do Senado e pelo diretor do Escritório de Inovação do Porto de Hamburgo, Lutz M. Birke. O grupo também irá participar de encontros sobre os aspectos regulatórios das atividades portuárias de Hamburgo; o modus operandi da Autoridade Portuária; as rotinas do Sistema Comunitário Portuário (PCS); os testes de uso de hidrogênio verde no terminal de contêineres de Tollerort; e oportunidades de cooperação entre o Brasil e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Sobre a ABTP

A ABTP atua há 34 anos no setor portuário. Representa 80 empresas associadas, responsáveis pela gestão de 234 terminais portuários, sendo 131 arrendados, 86 TUPs (terminais de uso privado) e 17 estações de transbordo.