Início » MEC registra aumento de alunos em cursos de Pós-Graduação
Notícias Corporativas

MEC registra aumento de alunos em cursos de Pós-Graduação

O Brasil possui um total de 122.295 alunos distribuídos em diferentes modalidades de pós-graduação

O setor de cursos de pós-graduação no Brasil vem apresentando um cenário de crescimento nos últimos anos, de acordo com dados da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Atualmente, o país conta com um total de 122.295 estudantes matriculados em programas de pós-graduação, distribuídos entre diferentes modalidades. Do número total, 76.323 são estudantes de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado.

Uma tendência positiva é observada no aumento da oferta de cursos de pós-graduação aprovados pela Capes nos últimos oito anos. Nesse período, o crescimento médio anual tem sido de aproximadamente 9%. As áreas que se destacam com maior número de alunos são as ciências humanas e engenharias, ciências da computação e ciências da saúde.

Em relação à distribuição regional dos pós-graduandos, a região Sudeste concentra a maior parcela de estudantes. São 31.274 alunos no doutorado, 45.856 no mestrado acadêmico e 2.893 no mestrado profissional. Já na região Norte, o contingente de pós-graduandos é menor, com 228 doutorandos e 1.507 mestrandos.

Dentre os estados, São Paulo se destaca como o principal polo de cursos de pós-graduação do país, abrigando mais da metade dos futuros doutores, totalizando 21.161 alunos nessa categoria. No mestrado acadêmico, 27.716 estudantes estão em São Paulo, seguido por 10.721 no Rio de Janeiro, 61 em Rondônia, oito em Tocantins e quatro no Acre.

Segundo o diretor geral da faculdade EBRAMEC, Reginaldo Filho, atualmente muitos alunos ainda na graduação já seguem com seu curso vislumbrando a possibilidade de seguir para uma pós-graduação. “Isso se dá em grande parte pelo fato de que profissionais com pós-graduação têm uma possibilidade de ganhos maiores que aqueles sem”, avalia.

Para o diretor, um outro detalhe também a ser considerado é que com o crescimento contínuo de conhecimento relacionado a todas as profissões, apenas o período na graduação pode não suprir as necessidades dos futuros profissionais que acabam tendo que buscar por aprimoramentos ou aprofundamentos nos cursos de pós.

“Desta forma, o cenário para a oferta de cursos de pós-graduação é bastante interessante e promissor, onde diferentes instituições de ensino têm se esforçado em oferecer novas alternativas e possibilidades aos graduados, o que também permite aos graduados novas e variadas opções para eleger”, acrescenta.

Reginaldo Filho acredita que os números de pós-graduações e de interessados nestes cursos aumentam na medida em que novos conhecimentos são necessários para uma formação mais completa do futuro profissional. “Além do fato de que diferentes estudos apontam que os profissionais com pós-graduações tendem a ter ganhos superiores”, garante.

Para o diretor da EBRAMEC, a expectativa é que o mercado continue aquecido e que ainda mais cursos sejam ofertados, nas mais diversas áreas, visto que novos conhecimentos continuam a ser gerados diariamente. “Os profissionais devem estar atentos para eleger as melhores opções, destacadamente através de instituições sérias que seguem as normas do MEC e não apenas locais que oferecem certificações, para que a sua formação continuada possa refletir na melhora em sua atuação profissional”, finaliza.