A Ouvidoria é um canal fundamental para que a população possa fazer sugestões, elogios, reclamações e denúncias em relação aos serviços públicos. Na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Ouvidoria tem um papel ainda mais importante, uma vez que lida diretamente com a saúde da população. Por meio deste canal, a população pode fazer reclamações e sugestões sobre os serviços de saúde oferecidos pelo Estado.
A coordenadora do departamento de Ouvidoria da Saúde da SES-AM, Vanessa Nascimento, ressalta que o setor é responsável por receber e analisar as manifestações dos usuários do sistema público de saúde, garantindo que seus direitos sejam respeitados.
“Ao receber cada manifestação, buscamos junto às unidades administrativas competentes as respostas, informações, orientações e esclarecimentos necessários para o devido atendimento ao cidadão. Este trabalho visa dar transparência das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria, bem como consolidar, analisar e compartilhar as principais demandas com a finalidade de nortear a tomada de decisão pelos gestores”, disse a coordenadora.
Atendimento
Durante o ano de 2022, a ouvidoria da SES-AM recebeu 910 manifestações, destas 85% foram finalizadas com o devido retorno ao cidadão, além de ter realizado aproximadamente 1.200 atendimentos para esclarecer dúvidas e conceder orientações aos que procuraram por este serviço.
Rede
A Ouvidoria da SES-AM faz parte da rede de Ouvidorias do Amazonas. Além de integrar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde, a rede é formada por ouvidorias das unidades de assistência à saúde da capital e do interior do estado.
A secretaria possui atualmente 45 unidades de saúde com ouvidorias, sendo 37 na capital e oito no interior do estado. Ouvidorias estão em funcionamento nos municípios de Borba, Lábrea, Parintins, Presidente Figueiredo, Alvarães, Urucará, Autazes e Humaitá.
Serviço
O Departamento de Ouvidoria da Saúde fica localizado na sede da SES-AM, na avenida André Araújo, 701, bairro Aleixo, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h, também estando disponível em canais virtuais de atendimento, através do WhatsApp no número (92) 98418-5011 e do e-mail ouvidoria.sus@saúde.am.gov.br.
Adicionar comentário