Início » Casarão Thiago de Mello da Prefeitura de Manaus tem parecer de aprovação do Iphan
Manaus

Casarão Thiago de Mello da Prefeitura de Manaus tem parecer de aprovação do Iphan

Com validade de dois anos, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), recebeu a aprovação final do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional do Amazonas (Iphan-AM), para a proposta de intervenção do futuro Casarão Thiago de Mello.

O parecer técnico do órgão federal, número 4/2023, foi expedido nesta quinta-feira, 23/2, após o instituto atender solicitações técnicas para a obra de restauro de edificação histórica com alterações na fachada e em planta, que vai abrigar o futuro museu dedicado à arte amazonense. O Implurb deu entrada no processo em outubro do ano passado, tendo feito ajustes complementares em janeiro de 2023.

O Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, nº 66, Centro, é um projeto da equipe do Implurb, com previsão de reforma e restauro do edifício eclético de dois pavimentos, hoje sem uso e abandonado, integrando o conjunto de intervenções da Prefeitura de Manaus para o programa “Nosso Centro”, lançado ano passado na gestão do prefeito David Almeida. O casarão está em processo de licitação. 

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.

O uso proposto para o casarão será de museu que conserva, difunde e expõe as obras do poeta, escritor, jornalista e amazônida Thiago de Mello, tornando-o um espaço público de valor e de promoção ao patrimônio cultural e material.

“O ‘Nosso Centro’ começa a tomar forma real, com o início das intervenções neste ano. E contamos com o comprometimento e a cooperação com o Iphan-AM, que tem buscado priorizar os projetos que vão promover reabilitação de parte do centro de Manaus”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Intervenções

Para a região, são quatro intervenções integradas que vão modificar a maneira que os manauaras enxergam a área central da capital, incluindo o mirante e o largo de São Vicente, além do Casarão de São Vicente. “Serão atrativos culturais, gastronômicos e especialmente turístico local, nacional e internacional, com previsão de entrega para junho de 2023. São projetos que Manaus sentirá orgulho quando estiverem concluídos”, completou Valente.

Uma exposição permanente com a obra, vida e história de Thiago de Mello vai ocupar o térreo e o piso superior, este, por sua vez, também vai abrigar administração, biblioteca, sala temática e sala de apresentação.

O acervo conta com a guarda da filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello, que vai ocupar a edificação datada de 1908, perenizando a poesia do artista para Manaus e o mundo e suas crenças no ser humano, na capital Manaus, na natureza, nas paixões e na memória.

Conforme o memorial descritivo apresentado pelo Implurb, o telhado original será restaurado e um anexo de características contemporâneas será demolido. O restauro da pintura deve ocorrer de acordo com os padrões originais da edificação, sendo as cores nas fachadas escolhidas em conformidade com o manual de pintura para o centro histórico.