Início » Pesquisa de iniciação científica da FVS-RCP estuda as ações de educação e saúde durante a pandemia de Covid-19
Geral Saúde

Pesquisa de iniciação científica da FVS-RCP estuda as ações de educação e saúde durante a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa de iniciação científica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), estuda a ação educativa nas recomendações sanitárias na pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2022.

O projeto é integrante do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FVS-RCP), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), por meio da coordenação do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP.

Durante a pandemia da Covid-19, os órgãos de saúde adotaram protocolos sanitários que abrangeram as ações de educação em saúde. A ação educativa integra as atribuições da FVS-RCP, assumindo importância nas estratégias de desenvolvimento institucional da vigilância em saúde.

A pesquisa destaca a adoção de novas práticas para a promoção de informações sobre a Covid-19 para a população, como o protocolo geral de prevenção, por meio de imagens e vídeos explicativos para televisão, rádio, sites institucionais e redes sociais.

O orientador do projeto, professor doutor Raimundo Sidnei Campos, que também é integrante do Núcleo de Educação e Pesquisa da FVS-RCP, comenta que a pesquisa mostrou que a educação em saúde faz parte das rotinas de trabalho da FVS-RCP e que, no período mais intenso da pandemia, assumiu novas feições.

“Estas ações de educação em saúde acabaram acontecendo nas plataformas digitais em ambiente on-line, onde a FVS-RCP conseguiu atingir um número muito maior da população”, destaca Sidnei, citando as redes sociais da fundação. A pesquisa foi coorientada pelo professor especialista David Lopes de Oliveira, subgerente de Recursos Humanos da FVS-RCP.

A estudante pesquisadora, pela Faculdade Estácio, Antonya Ramos, ressalta que a pesquisa mostrou a importância da educação em saúde da FVS-RCP para o enfrentamento ao novo coronavírus, transmissor da Covid-19.

“A educação em saúde foi intensificada para a proteção e prevenção da população, visando a adoção dos cuidados necessários para evitar a propagação da doença”, destaca Antonya.

Pesquisa

A pesquisa descreveu as recomendações da FVS-RCP para ações de educação em saúde junto à população, no contexto da pandemia, por meio da investigação de abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico e documental. Para o estudo, foram utilizados documentos, como planos de contingência estaduais, relatório de ações da fundação e notas técnicas.

Entre os tópicos discutidos está a importância da educação em saúde como ferramenta para combater as informações falsas, evitando a desconsideração de dados científicos e as orientações dos órgãos de saúde.

Iniciação científica

O Paic desenvolvido na FVS-RCP é resultado de parceria interinstitucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde.