Início » Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa
Manaus

Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa

Propondo diversificados usos ao longo da lagoa natural da comunidade São Pedro, no Tarumã, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está finalizando o projeto arquitetônico principalmente para estimular a aproximação entre a população local e o espaço público, valorizando o potencial paisagístico do recurso hídrico.

O projeto foi desenhado a partir do desenho natural e do entorno da lagoa, com uma área de cerca de 38 mil metros quadrados, por equipe do Implurb. O local é conhecido como “Piscinão de Ramos” e lagoa Parque São Pedro.

Os espaços vão contar com mobiliário urbano disposto nas principais áreas de estar e convivência, ampliando os usos de lazer e contemplação, o contato com a natureza e contando com estruturas de esporte, convivência e sociabilidade, além de promoção ao turismo.

Para manter a leveza da paisagem da lagoa, foi escolhida uma cobertura em estrutura tensionada para cobrir um deque a ser instalado no meio da lagoa, que vai permitir a produção de imagens especiais no ambiente natural, com proteção da chuva e do sol.

“Vamos resgatar a área, que vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta com palco. A intervenção prevê um campo de futebol society, pista de caminhada, ciclovia, dois deques com quiosques de gastronomia e arborização. Será uma área de convivência muito importante para as zonas Norte e Oeste, aumentando a qualidade de vida dos moradores e a autoestima da cidade”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O material tensionado autoriza ousadias em termos de linhas, curvas ou geometria minimalista, possibilitando ainda se aproveitar a luz natural e liberdade em termos de formas e projeção, além de conforto térmico.

Com relação ao paisagismo, destaca-se a manutenção de árvores já existentes. Outras mudas de espécies nativas estão sendo propostas, de maneira a complementar a arborização existente, especialmente nas áreas de implantação do mobiliário urbano.

“Trata-se de uma área com potencial muito bonito visualmente e que tem um nível de conservação bom. O prefeito David Almeida assumiu o compromisso de ampliar espaços públicos de qualidade e estamos desenvolvendo um parque que vai resgatar o visual e abrir a imagem da lagoa para a comunidade, moradores e visitantes”, afirmou Valente.

Para ele, cada proposta similar que reabilita espaços na capital oferece beleza, retorno social, cultural, ambiental, econômico e turístico à população.

Também estão previstas área de convivência e playground para atender ao público infantil e um pequeno anfiteatro, que ainda poderá ser usado para a prática de zumba. O novo destino revitalizado ao ar livre vai promover a contemplação da borda e suas margens, um local ideal para oferecer qualidade de vida aos moradores e ao entorno.

A Prefeitura de Manaus trabalha em projetos como este que podem ser replicados, mesmo em áreas reduzidas, levando benefícios e melhorias à população.