Início » FAAP é a única universidade brasileira a participar da 69ª edição do Harvard National Model United Nations
Educação

FAAP é a única universidade brasileira a participar da 69ª edição do Harvard National Model United Nations

O Centro Universitário FAAP é uma das mais tradicionais instituições de educação do Brasil, com Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação, cursos livres e de extensão

Evento é uma das conferências mais exclusivas do circuito universitário

O Centro Universitário FAAP foi a única instituição de ensino superior brasileira participante da 69ª edição do Harvard National Model United Nations (HNMUN), que aconteceu de 16 a 19 de fevereiro em Boston, nos Estados Unidos. Esta é a mais antiga e prestigiosa simulação de organizações multilaterais do mundo e, nesta edição, contou com a participação de 1300 alunos, de 150 faculdades de 27 países, debatendo os principais temas da Agência Internacional.

“Há 20 anos, a FAAP criou seu modelo de simulação – o Fórum FAAP – baseado neste evento internacional. Por isso, é gratificante voltar dessa experiência com 15 alunos e sendo a única faculdade do Brasil selecionada”, comemora Victor Grinberg, coordenador geral da pós-graduação da FAAP.

Victor acompanhou os 15 alunos de graduação do curso de Relações Internacionais, que representaram os países de Cuba e Andorra, em atividades de imprensa e terceiro setor. O professor explica que os estudantes tiveram a chance de integrar conhecimentos de simulação, abordagem onde a FAAP foi pioneira, agregados pela experiência prática do Fórum FAAP. Isso possibilitou uma participação competitiva no evento, com mais de 8 horas de debates por dia e atividades sociais que fomentaram a integração multicultural.

No evento foram discutidas questões internacionais urgentes, onde os alunos aprenderam a negociar e trabalharam juntos em propostas de políticas e programas detalhados para resolver importantes problemas globais em vários tópicos: desarmamento e segurança internacional, tráfico humano no mundo moderno, uso do espaço sideral, modificação genética de pessoas, automação, desemprego estrutural, feminização da pobreza, crimes cibernéticos, prevenção à fraude de criptomoedas, povos indígenas e direito internacional.

“A FAAP não só acredita na simulação como ferramenta pedagógica, mas fomenta que os alunos tenham contato para sedimentar essa vivência. Nem todas as faculdades investem nesse tipo de atuação”, explica Victor.

Carolina Watanabe, aluna do 3° semestre que participou do Fórum FAAP com um Projeto Integrador sobre simulações, conta que, “a preparação para a conferência durou alguns meses e as simulações foram bem parecidas com que o que já fazemos na FAAP”.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Com 75 anos de excelência, cultura e inovação, o Centro Universitário FAAP é uma das mais tradicionais instituições de educação do Brasil, com Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação, cursos livres e de extensão. A instituição também oferece programas de idiomas, intercâmbio e eventos que complementam a formação do estudante, tanto na área dos negócios como das criatividades. A FAAP está presente em São Paulo, Ribeirão Preto e Brasília.

Com informações da assessoria.