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ARTIGO – A Falta de psicopedagogo nas escolas públicas estaduais e municipais, para as crianças com TDAH e TEA no estado do Amazonas

*Por Edson Sampaio

A falta de psicopedagogos nas escolas públicas estaduais e municipais é um grande desafio para as crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado do Amazonas. Estas condições são um atendimento específico, que muitas vezes não é fornecido em escolas públicas.

O TDAH é uma condição neurológica que afeta a capacidade de uma pessoa para prestar atenção e controlar impulsos. Crianças com TDAH podem ter dificuldade para se concentrar, seguir instruções, completar tarefas e se relacionar com seus colegas. O TEA é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa para se comunicar, interagir socialmente e se comportar de forma coletiva em situações sociais.

A falta de psicopedagogos nas escolas públicas estaduais e municipais no estado do Amazonas torna mais difícil a identificação e o acompanhamento de crianças com TDAH e TEA. O psicopedagogo é um profissional que tem conhecimento especializado sobre a aprendizagem e o comportamento infantil, e pode ajudar a desenvolver estratégias para atender às necessidades dos indivíduos com essas condições.

Além disso, a falta de psicopedagogos também pode afetar o aprendizado e o bem-estar emocional das crianças com TDAH e TEA. Essas crianças podem precisar de compatibilidade específica no ambiente escolar, bem como suporte emocional para lidar com os desafios que enfrentam. Sem um psicopedagogo para ajudar com isso, pois as crianças podem se sentir educandas e desamparadas, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e sua autoestima.

É importante destacar que a ausência de psicopedagogos não é um problema exclusivo do estado do Amazonas. No entanto, isso não deve ser uma justificativa para a falta de ação. O governo estadual e municipal deve reconhecer a importância desses profissionais e tomar medidas para garantir que haja um psicopedagogo disponível em cada escola pública.

Em resumo, a falta de psicopedagogos nas escolas públicas estaduais e municipais no estado do Amazonas é um problema que afeta as crianças com TDAH e TEA. É importante que o governo reconheça a importância desses profissionais e tome medidas para garantir que as crianças com essas condições recebam o suporte necessário para ter sucesso acadêmico e emocional.

O artigo é de responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Portal do Amazonas.