Início » Procedimento sem cortes, enucleação endoscópica tem sido aliada no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna
Saúde

Procedimento sem cortes, enucleação endoscópica tem sido aliada no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna

Considerado um procedimento minimamente invasivo, a enucleação da próstata com uso do holmium laser (HoLEP) tem se mostrado grande aliada no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), alteração que acomete até 70% dos homens com 70 anos ou mais e é caracterizada pelo aumento do volume da próstata.

Considerado um procedimento minimamente invasivo, a enucleação da próstata com uso do holmium laser (HoLEP) tem se mostrado grande aliada no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), alteração que acomete até 70% dos homens com 70 anos ou mais e é caracterizada pelo aumento do volume da próstata. O uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo, destaca que a técnica tem como principais benefícios a redução no tempo de internação, menos sangramento e menores chances de sequelas.

A próstata é uma glândula que compõe o sistema genital masculino, localizada abaixo da bexiga. Seu tamanho pode variar com o avanço da idade, evoluindo para alterações como a HPB e até para o câncer de próstata – neste último caso, vários fatores podem influenciar, como a hereditariedade e causas ambientais, além de alterações hormonais.

No caso da HPB, se não tratada a tempo, pode causar problemas secundários, como danos ao sistema urinário, bexiga distendida e alterações renais significativas. Segundo Figliuolo, a doença tem como principais sintomas a dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco ou jato urinário intermitente, incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, esforço ao urinar, dor durante a micção e aumento da frequência urinária, além de disúria (vontade de urinar várias vezes durante a noite).

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o médico, que é doutor em saúde pública, explica que a HPB pode ser tratada com terapia medicamentosa, dependendo do caso. Procedimentos como a enucleação são indicados apenas para pacientes sintomáticos, cujo tratamento com medicamentos não funciona.

Como funciona

A enucleação consiste na introdução, sem cortes, de aparelho de pequeno porte com microcâmera pelo canal da uretra até a próstata e, com a utilização de um laser, promove-se o corte do tecido excedente que, em seguida, é removido com um morcelador, garantindo, assim, um baixo risco de complicações.

“A diferença entre a enucleação e a cirurgia convencional para a correção da HPB, é que na enucleação não há incisão. Isso acaba ajudando na recuperação mais rápida dos pacientes e no retorno às atividades quotidianas em um curto espaço de tempo”, destaca o cirurgião.